Resultado

Com 5,531 milhões boe/d, Brasil segue com produção recorde de petróleo e gás em março

O país alcançou recorde na produção total e também no pré-sal.

Assessoria ANP
04/05/2026 13:57
Com 5,531 milhões boe/d, Brasil segue com produção recorde de petróleo e gás em março Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 582

O Brasil bateu recorde na produção de petróleo e gás natural em março, com 5,531 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Os dados foram divulgados hoje (4/4) pela ANP no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural. O recorde anterior havia sido em fevereiro de 2026.

Com relação ao petróleo, foram extraídos 4,247 milhões de barris por dia (bbl/d), uma variação positiva de 4,6% na comparação com o mês anterior e aumento de 17,3% em relação ao mesmo mês de 2025.

A produção de gás natural em março foi de 204,11 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Houve crescimento de 3,3% frente a fevereiro e de 23,3% na comparação com março de 2025. 

Pré-sal

A produção total (petróleo + gás natural) no pré-sal, em março, também foi recorde: 4,421 milhões de boe/d, o correspondente a 79,9% da produção brasileira. Houve crescimento de 3,6% em relação ao mês anterior e de 19% na comparação com o mesmo mês de 2025.

Foram produzidos 3,410 milhões de bbl/d de petróleo e 160,69 milhões de m³/d de gás natural por meio de 184 poços.

Aproveitamento do gás natural

Em março, o aproveitamento de gás natural foi de 97,3%. Foram disponibilizados ao mercado 67,39 milhões de m³/d e a queima foi de 5,46 milhões de m³/d. Houve queda de 6,3% na queima, em relação ao mês anterior, e de 5,4% na comparação com março de 2025.

Origem da produção

No mês, os campos marítimos produziram 98% do petróleo e 87,8% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 88,23% do total produzido. A produção teve origem em 6.086 poços, sendo 590 marítimos e 5.496 terrestres.

Campos e instalações

No mês de março, o campo de Búzios, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo, registrando 886,43 mil bbl/d. O campo com a maior produção de gás natural foi Mero, também na Bacia de Santos, com 42,06 milhões de m³/d.


As instalações com as maiores produções foram o FPSO Almirante Tamandaré, no Campo de Búzios, para o petróleo (186.088 bbl/d); e o FPSO Guanabara, no campo de Mero, para o gás (12,08 milhões de m³/d).

Sobre o Boletim da Produção de Petróleo e Gás

Além da publicação tradicional em .pdf, é possível consultar os dados do boletim de forma interativa utilizando a tecnologia de Business Intelligence (BI). A ferramenta permite que o usuário altere o mês de referência para o qual deseja a informação, além de diferentes seleções de períodos para consulta e filtros específicos para campos, estados e bacias.

Variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo.

Acesse o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23