Macaé

Shell cria em Macaé sistema de transformação de gás em energia

O Debate, 25/03/2019
25/03/2019 21:32
Visualizações: 490

Muito além de parte dos US$ 700 milhões que serão aplicados na construção da Usina Termelétrica Marlim Azul, a Shell traz para Macaé uma iniciativa inovadora no mercado de produção de energia global, que coloca a Capital Nacional do Petróleo em maior evidência internacional, antes mesmo do início da décima edição da Brasil Offshore.

O objetivo da segunda maior operadora offshore do mundo é criar em Macaé o conceito de integração entre a operação de óleo e gás com a geração de energia elétrica. Para o presidente da Shell no Brasil, André Araújo, hoje o município reúne as condições necessárias para viabilizar o projeto, pioneiro entre todas as instalações da empresa.

"Mais do que nunca, a integração da operação de óleo e gás com a geração de energia elétrica é um grande mercado. Macaé tem vocação para ampliar essa atividade e por isso desenvolvemos esse projeto que é pioneiro para nós", apontou André.

Como prova de que o futuro de Macaé está no gás, o projeto desenvolvido pela Shell abre dois caminhos importantes para a cidade. Ao gerar energia através do gás produzido em reservas da Bacia de Campos, a operadora amplia a oferta de um dos principais serviços que emperram o desenvolvimento da cidade.

"A oferta de energia em Macaé afeta o planejamento de instalação de novas empresas. Com esse projeto da Shell, Mitsubishi e Pátria, a cidade vai conseguir ampliar a sua participação na expansão industrial", analisa o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Francisco Navega.

E outro ponto é permitir também que indústrias petroquímicas, que utilizam o gás para alimentar linhas de produção, comecem a olhar Macaé como um ponto de expansão de suas atividades.

"O mercado do petróleo se abriu, busca novas oportunidades dentro do que já se discute sobre o futuro da matriz energética global. Mais uma vez, Macaé está saindo na frente e certamente se tornará referência mundial nesta integração entre gás e energia", afirmou o secretário executivo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (ABESPetro), Gilson Coelho.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19