Cana Summit

No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão do CONSECANA-SP com novas regras e maior segurança para toda cadeia

Memorando celebrado em Ribeirão Preto estabelece ajustes na remuneração da cana e avança na governança do modelo.

Redação TN Petróleo/Assessoria Orplana
16/04/2026 16:43
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão do CONSECANA-SP com novas regras e maior segurança para toda cadeia Imagem: Divulgação Visualizações: 872

A revisão do modelo do CONSECANA-SP foi formalizada nesta quinta-feira (16), durante o Cana Summit 2026, com a definição de novas regras para a remuneração da cana-de-açúcar e ajustes na governança do sistema. O acordo entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) e a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA) estabelece um fator adicional ao produtor, a aplicação de ajustes retroativos às safras 2024/25, 2025/26 e as seguintes, além da implementação de auditoria independente.

O Memorando de Entendimentos (MoU) aponta que o fator de 4,5% constitui componente adicional e garantido exclusivamente ao produtor de cana, sem integrar a fórmula de referência, evitando extensão automática a contratos de terceiros.

Além disso, o documento diz que contratos vigentes CONSECANA padrão ("CONSECANA puro") receberão o ajuste de 4,5% a partir da safra 2024/2025. Para contratos novos, o VTC (Preço do ATR × Quantidade de ATR) mínimo corresponderá ao CONSECANA-SP acrescido do fator de 4,5% para aqueles cuja remuneração seja inferior a tal percentual.

O ajuste será aplicado de forma retroativa para contratos padrão a partir da safra 2024/25 e servirá para novos contratos nos quais a remuneração fique abaixo desse patamar.

Governança

O memorando também estabelece medidas para aprimorar a governança do CONSECANA-SP, o que inclui a revisão da estrutura decisória e a contratação de apoio externo para atualização do estatuto e profissionalização da gestão. Entre os pontos previstos estão a garantia de independência técnica na emissão de circulares e a implementação de auditoria externa para verificação da apuração do preço do ATR.

O documento ainda prevê revisão dos critérios do modelo a cada cinco anos, a partir da safra 2025/26. 

Por fim, a implementação das medidas será aprovada pela Diretoria do CONSECANA-SP após a realização de Assembleia Geral Extraordinária para eleição de seus membros nesta sexta-feira (17). Na sequência, está prevista a deliberação sobre a revisão do modelo, a publicação da 7ª edição do Manual e a regularização das circulares.

A formalização do memorando fechou a programação do Cana Summit 2026, evento promovido pela ORPLANA, dentro da programação que celebrou os 50 anos da entidade.

"Este acordo consolida avanços importantes para o modelo CONSECANA-SP, com a preservação da sua base e a incorporação de mecanismos que fortalecem a segurança e a previsibilidade para o produtor de cana. A definição desse fator adicional na remuneração, associada a regras mais claras de governança e à valorização de critérios técnicos, contribui para um ambiente mais equilibrado nas relações entre produtores e indústria. É um passo consistente para o fortalecimento do sistema, com respeito aos contratos vigentes e às particularidades do campo." Roberto Cestari, Presidente do Conselho da ORPLANA

"Este acordo marca um avanço relevante para o setor sucroenergético brasileiro. Ele reflete a capacidade de produtores e indústria de construírem soluções conjuntas, com base técnica sólida, diálogo qualificado e visão de longo prazo. A partir do trabalho conduzido pela FGV Agro, avançamos na atualização dos critérios técnico-econômicos e no fortalecimento da governança do CONSECANA-SP, com mais previsibilidade, transparência e segurança para toda a cadeia. Trata-se de um movimento que consolida a confiança entre as partes e cria as bases para um ambiente mais estável, equilibrado e competitivo no campo e na indústria. "Evandro Gussi, Presidente da UNICA

Sobre a ORPLANA - A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil representa mais de 12 mil fornecedores independentes de cana-de-açúcar, organizados em 35 associações distribuídas pelo país. Fundada em 1976, é a principal entidade de representação dos produtores de cana no Brasil. Mais informações no site, clicando aqui

Sobre a UNICA - A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia representa as principais usinas e destilarias do Centro-Sul do Brasil, respondendo por cerca de 55% da produção nacional de cana-de-açúcar. Atua na defesa e promoção do setor sucroenergético junto a instâncias governamentais, regulatórias e internacionais. Mais informações no site, clicando aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23