Telemetria

Setor de óleo & gás utiliza telemetria para monitoramento de frota

Mix Telematics desenvolve projeto para atender necessidades da Transmagno.

Redação / Assessoria
17/03/2015 14:34
Visualizações: 40 (0) (0) (0) (0)

Telemetria é uma tecnologia amplamente utilizada no mercado de transportes e logística no mundo todo. A cada ano, novos segmentos passam a incorporar as soluções, que envolvem gestão de frota, de pessoas, segurança do motorista, entre outras. Uma das áreas que passou a investir  na tecnologia é a de energia. Diversas empresas que atuam no mercado de óleo&gás estão preocupadas com a segurança de suas frotas e motoristas, meio ambiente etc.

Em 2013, visando melhoria de controle e a superação das expectativas dos clientes, a Transmagno iniciou a revisão do processo de gestão de frota. Isso porque a empresa necessitava de ferramentas que possibilitassem controle da jornada de trabalho, desvio de rotas e paradas, velocidade e uso de marcha lenta excessiva, com foco nos veículos de carga (normais e especiais) e também na frota de apoio (operação, manutenção e administração).

Com base nesse cenário, a MiX Telematics implementou o sistema Fleet Manager e disponibilizou aplicativo Mix Fleet Mobile e, dessa forma, os gestores das operações, independente de onde estejam, conseguem visualizar, em tempo real, qualquer veículo da frota, por meio de um smartphone.

Roberto Nascimento, coordenador de logística da Transmagno, explica que, dessa maneira, ficou muito mais fácil a análise da localização do veículo em relação ao evento, podendo os gestores orientar outra rota, enviar um apoio ou negociar o tempo de entrega da carga com o cliente.

Alem disso, a disponibilidade da informação pela web, seja pelos relatórios de viagens, pelo diagrama de atividade e informações segundo a segundo (Tachodata), viabiliza a análise de forma fidedigna, gerando documentos em PDF que podem ser apresentados em fiscalização ou anexados a qualquer processo.

"Temos um total de 337 equipamentos instalados e, agora em 2015, temos um projeto de instalar a solução em nossas empilhadeiras e guindastes", diz Roberto Nascimento.

De acordo com Luiz Munhoz, diretor da MiX Telematics, o projeto foi desenvolvido com base na necessidade do cliente e as soluções utilizadas dão todas as informações necessárias para que eles reduzam custos e otimizem as operações. "Isso gera diferencial competitivo e possibilidade de mais operações. Da nossa parte, oferecemos sempre tecnologia avançada e inovadora, com uma presença global em mais de 120 países em seis continentes, por meio de profissionais altamente capacitados e centros operacionais com serviços ininterruptos ao cliente", conclui.

Resultados

Roberto ainda explica que, após passar pelo período de instalação dos equipamentos, ajustes na configuração da frota, estabelecer os parâmetros no sistema, o treinamento dos usuários e a implementação de nova rotina de controle, a empresa teve muitos resultados positivos, como:

  •     Controle da velocidade, redução da possibilidade de acidentes e melhora expressiva no consumo de combustível;
  •     Plano de Premiação para os motoristas ficou mais consistente, com visão clara de quem motivar ou disciplinar;
  •     Ao monitorar as paradas, foi reduzido o tempo de motor funcionando ociosamente e, por consequência, o consumo de combustível e vida útil do motor e seus componentes;
  •     Aprimoramento na apuração das horas extras de cada viagem, com base em relatório de visita, contribuiu na redução de horas e diárias.


Roberto ainda explica que a empresa está testando a visibilidade da frota junto a um cliente com sede no Reino Unido, ou seja, os gestores e diretores estão acompanhando o serviço do Brasil, em tempo real.

"Com o início da exploração de petróleo no Pré-Sal, novas empresas devem chegar ao Brasil e, com isso, oportunidades. No segmento Offshore, sabemos que novos equipamentos estarão disponíveis e acreditamos na possibilidade de utilizarmos outras soluções, conforme exigência do cliente ou necessidade operacional", destaca.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
Sustentabilidade
OceanPact estreia no Índice de Sustentabilidade Empresar...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Oferta Permanente
Seminário apresentará informações sobre regras e áreas e...
12/05/25
Negócio
Por R$ 425 milhões, Raizen Energia vende a Usina de Leme...
12/05/25
Etanol
Anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
12/05/25
Onshore
Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia
10/05/25
OTC HOUSTON 2025
Infotec Brasil consolida posicionamento estratégico na O...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Gás Natural
Petrobras e Portobello firmam parceria inédita para forn...
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
09/05/25
Recursos Humanos
Divulgados resultados preliminares do PRH-ANP 2025
09/05/25
Startups
Prorrogado até 12/5 o prazo para recursos no NAVE ANP
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Na OTC Houston 2025, Firjan participa da assinatura de M...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ABEMI reforça presença estratégica na OTC 2025
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ONIP apresenta oportunidades de investimentos no Brasil
08/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22