Legislação

Sessenta e quatro portos secos estão em atividade no País

<P>Os novos portos pagarão as tarifas de fiscalização da Receita Federal, que serão transferidas para o Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf). O fundo é usado para reaparelhar a estrutura da Receita.<BR><BR>Estímulo à concorrência<BR><...

Agência Câmara
01/09/2006 00:00
Visualizações: 551 (0) (0) (0) (0)

Os novos portos pagarão as tarifas de fiscalização da Receita Federal, que serão transferidas para o Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf). O fundo é usado para reaparelhar a estrutura da Receita.

Estímulo à concorrência

Atualmente, não há um critério fixo para a cobrança das tarifas e cada porto seco recebe tratamento diferenciado. O nivelamento é considerado pelo governo como uma forma de estimular a concorrência entre os portos.

Dentro do objetivo de simplificar o despacho alfandegário, a medida provisória desobriga as transportadoras de traduzir o documento relativo à carga, geralmente em inglês, para o português.

Outro dispositivo da MP obriga o transportador a reenviar para o exterior ou a destruir as mercadorias importadas cujo consumo seja proibido no País. Com isso, o custo da destinação final sai do operador do porto, como ocorre hoje, para o transportador.

Região de fronteira

A MP autoriza empresas privadas a realizar o despacho aduaneiro em regiões de fronteira terrestre, desde que sejam arrendatárias de imóveis da União ou que sejam permissionárias de transporte ferroviário. O texto proíbe as empresas de cobrar por serviços como o trânsito de pessoas entre o território brasileiro e o estrangeiro, e estabelece que a tarifa de pesagem não poderá exceder R$ 3 por tonelada em caminhões de carga.

Em situações de emergência, a Receita Federal poderá autorizar o despacho aduaneiro em locais não alfandegados, podendo inclusive usar bases das Forças Armadas. Quando se tratar de produtos importados, a substituição da titularidade da carga só se dará por meio da comprovação documental da transferência. Nesse caso, a finalidade é evitar o uso de laranjas para importar mercadorias.

Fonte: Agência Câmara(Janary Júnior)

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22