São Paulo Skills 2016

Senai de Bauru vence a São Paulo Skills 2016

Unidade conquistou 17 medalhas, sendo 13 de ouro; escola Suíço Brasileira Paulo Ernesto Tolle, da capital, ficou em segundo, e a de Lençóis Paulista, em terceiro.

Agência Indusnet Fiesp/Redação
23/03/2016 15:30
Visualizações: 172

A Escola Senai João Martins Coube, de Bauru, foi a grande vencedora da São Paulo Skills 2016 ao conquistar 17 medalhas, sendo 13 de ouro e 4 de prata. A solenidade de premiação foi realizada nesta terça-feira (22/3), no Auditório Elis Regina, na Capital. Participaram do evento 187 competidores de 55 escolas da instituição. Os estudantes colocaram à prova seus conhecimentos em 44 modalidades tecnológicas da indústria.

A segunda unidade com maior número de ouros foi a Escola Senai Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle, de Santo Amaro, na capital, que conquistou 4 ouros e 2 pratas. Também foi dessa escola a Medalha Roberto Mange, concedida ao competidor com melhor desempenho entre todos os participantes. A honraria foi dada à aluna Jaqueline Cerqueira de Abreu, que concorreu na modalidade Redes de Cabeamento Estruturado.

Na terceira colocação ficou a Escola Senai de Lençóis Paulista, que contabilizou quatro medalhas, sendo 3 de ouro e 1 de prata.

O presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, participou da entrega das medalhas. Walter Vicioni, diretor regional do Senai-SP, discursou na cerimônia e expressou “gratidão a todos os que trabalharam no evento, que agora se encerra com muita alegria”. Dedicou reconhecimento aos “alunos, que percorreram um caminho árduo e longo para chegar até aqui”. “Independentemente do resultado, todos são vitoriosos”, disse.

Vicioni comparou o trabalho dos alunos ao desempenho da indústria paulista. “Os resultados que vocês tiveram até agora não apagam o esforço, porque vocês aprenderam a fazer bem feito – que é como a indústria faz.” Vicioni lembrou que as entidades da indústria –o próprio Senai-SP, o Sesi-SP, a Fiesp e o Ciesp- “constroem oportunidade”.

A Orquestra Filarmônica Senai-SP, que completa dez anos de existência, e a cantora lírica Giovanna Maira, sob a regência do maestro Thomas Ferreira Martins, abriram a solenidade com a execução do Hino Nacional.

As competições foram realizadas de 29 de fevereiro a 18 de março em 15 escolas da instituição instaladas nos municípios de São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Carlos, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Bauru e Lençóis Paulista.

Criado para promover e incentivar o ensino profissionalizante no país, o evento proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar situações semelhantes ao dia a dia da vida profissional.

Durante os dias de competição, os alunos recebem um projeto para ser interpretado. Depois, eles planejam a execução das tarefas, momento em que seus conhecimentos e habilidades são avaliados. Por fim, após se familiarizarem com os equipamentos, os competidores trabalham para entregar o produto final em um prazo máximo de 22 horas. Os vencedores de cada ocupação profissional são definidos por uma comissão técnica, e os três melhores trabalhos de cada modalidade recebem medalhas.

Os melhores na etapa paulista garantem vaga para a competição nacional, que será realizada no final deste ano. O último desafio é o torneio internacional WorldSkills, que será realizado em 2017, em Abu Dhabi. Em sua última edição, realizada em São Paulo, o Brasil alcançou o primeiro lugar no ranking total de pontos da competição, com 11 ouros, 10 pratas, 7 bronzes e 18 certificados de excelência. Os jovens paulistas faturaram 6 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20