Pré-Sal

Seis áreas do pré-sal podem levar reservas a 51 bilhões de barris

O anúncio da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de que a área de Libra pode conter até 15 bilhões de barris de petróleo reforça a perspectiva de que somente o pré-sal possa conter 100 bilhões de barris. Até o momento, em apenas seis áreas avaliadas a mega

Redação/ Agências
01/11/2010 10:11
Visualizações: 176

O anúncio da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de que a área de Libra pode conter até 15 bilhões de barris de petróleo reforça a perspectiva de que somente o pré-sal possa conter 100 bilhões de barris. Até o momento, em apenas seis áreas avaliadas a megarreserva já indicou a perspectiva de que exista no mínimo mais que o dobro das reservas comprovadas até o momento, que são de 14 bilhões de barris. No cenário mais otimista, o volume encontrado em águas ultraprofundas já pode chegar a 37,5 bilhões de barris, elevando as reservas nacionais a 51,5 bilhões de barris.

 

Nas mãos da Petrobras e de suas sócias estão quatro áreas com volume já estimado: Tupi, que possui de 4 a 8 bilhões de barris, cujo primeiro sistema definitivo de extração de petróleo começou a operara na semana passada; Guará, onde se estima um volume de 1,1 bilhão a 2 bilhões de barris e cujo teste de longa duração (TLD) para avaliar melhor a área está previsto para ser iniciado no final de novembro; Iara, que pode conter entre 3 e 4 bilhões de barris; e Parque das Baleias, com um volume a partir de 1,5 a até 2,5 bilhões de barris de petróleo.

 

Duas outras áreas cuja estimativa de óleo recuperável já foi calculada são a de Franco, que pode conter entre 4,5 e 6 bilhões, área que foi cedida pelo governo federal à estatal no processo de capitalização; e a outra é justamente a de Libra, que, conforme esclareceu a ANP, pertence integralmente à União.

 

Segundo o planejamento do governo essa deverá ser a primeira área a ser licitada a partir do modelo de partilha do pré-sal, cuja nova legislação coloca a Petrobras como a operadora do bloco. Segundo o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida, afirmou na feira Rio Oil & Gas que esse leilão deverá ser realizado ainda no primeiro semestre de 2011.

 

A perspectiva para os próximos meses continua sendo positiva. De acordo com a Petrobras, a estatal ainda trabalha em diversas outras áreas como Corcovado, Júpiter, Bem-te-vi, Carioca, Caramba, Corcovado e Parati, além dos blocos BS-M-42, BS-M-45 e BS-M-17, o que pode elevar ainda mais as reservas estimadas.

 

Segundo a ANP, apenas 28% de toda a área do pré-sal foi licitada até o momento. Apesar do cenário mais otimista, a agência informou que o volume recuperável de óleo mais provável em Libra é de 7,9 bilhões de barris, conforme avaliação da certificadora Gaffney, Cline & Associates. O poço situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro, em lâmina de água de 1.964 metros.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20