O secretário de infraestrutura e logística do RS, Beto Albuquerque, reuniu-se em Brasília, no Ministério dos Transporte, com o diretor da Secretaria de Gestão de Programas de Transportes, Luziel Reginaldo de Souza. A reunião, teve como pauta principal a reivindicação de cerca de R$ 35 milhões, que serão destinados a investimentos na hidrovia do Rio Grande do Sul.
Beto afirmou que as negociações com o Governo Federal estão em andamento e que confia na liberação dos recursos. Queremos realizar o balizamento para navegação noturna e adquirir uma draga nova, para que possamos ter condições de, por meio da nossa Superintendência de Porto e Hidrovias (SPH), fazer este serviço permanente de manutenção, afirmou o secretário. Em nenhum momento disse se os recuros irão beneficiar a navegação entre do Rio Jacui entre Rio Pardo e Cachoeira que necessita de dragagem.
A Seinfra enviará ao Ministério dos Transporte, em uma semana, um laudo técnico de viabilidade econômica e operacional da proposta. Queremos apresentar este estudo o quanto antes, sendo que temos recursos na rubrica para revitalização de hidrovias e queremos obter este valor o qual temos direito, revelou Albuquerque, ao ressaltar que aguarda uma notícia positiva do governo federal para esta demanda.