Pesquisa e Desenvolvimento

Santos terá primeiro Parque Tecnológico do Brasil voltado à exploração do pré-sal

O projeto do Parque Tecnólogico de Santos agora faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). O credenciamento provisório foi assinado na última quarta-feira (28), em solenidade no salão nobre da prefeitura. O empreendimento voltado aos setores de petróleo, gás natural e TI s

Redação
30/10/2009 13:41
Santos terá primeiro Parque Tecnológico do Brasil voltado à exploração do pré-sal Visualizações: 144
O projeto do Parque Tecnólogico de Santos agora faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). O credenciamento provisório foi assinado na última quarta-feira (28), pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, em solenidade no salão nobre da prefeitura. O empreendimento voltado aos setores de petróleo, gás natural e TI será instalado nos bairros do Valongo e Vila Mathias. Petrobras e Usiminas serão parceiras do projeto.


Para o secretário de Desenvolvimento, o projeto ajudará a região a atrair investimentos e oportunidades de emprego. “Com a exploração do pré-sal, muitas empresas se instalarão no litoral paulista e o Parque Tecnológico de Santos será o berço de boa parte delas”, afirmou.


Com a entrada de Santos no SPTec, já chegam a nove as iniciativas com credenciamento provisório no Estado. O parque da Baixada Santista ficará localizado entre os bairros do Valongo e Vila Mathias e será voltado às áreas de petróleo, gás natural, porto, tecnologia da informação, meio ambiente e logística. As empresas que já manifestaram interesse em fazer parte do empreendimento são a Petrobrás, a Usiminas e iniciativas especializadas em TI.


O prefeito de Santos está otimista com o projeto e garante que a iniciativa deve trazer mais investimentos para todo o litoral de São Paulo. "O aval da Petrobras e da Usiminas já é o grande indicador de que teremos energia para levar este projeto adiante", destacou.


Núcleo do Parque Tecnológico será instalado em galpão no bairro do Valongo


Os bairros escolhidos têm vocação para receber empresas de tecnologia focadas em pesquisa e desenvolvimento. Santos oferece condições técnicas, infraestrutura consolidada, concentração de universidades, Etec e Fatec. No total, o município soma seis universidades, com 35 mil alunos matriculados, além do Centro Paula Souza, que conta hoje com 5.961 alunos nas Escolas Técnicas da Baixada Santista e 1.730 alunos nas Faculdades de Tecnologia.


A Secretaria de Desenvolvimento, em conjunto com Centro Paula Souza, prefeituras e setor produtivo, também estuda a criação de um curso técnico voltado à área de petróleo e gás natural.


Em junho deste ano, o conselho curador da Fundação de Tecnologia e Conhecimento de Santos tomou posse na sede da associação comercial santista. A FTC será a entidade gestora do futuro Parque Tecnológico de Santos.


Incentivos


As empresas que se instalarem em Parques Tecnológicos poderão participar do programa de incentivos fiscais, chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar os créditos acumulados do ICMS apropriados até 30 de novembro de 2010, ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento nos Parques Tecnológicos e também no pagamento do ICMS relativo à importação de bens destinados ao seu ativo imobilizado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20