Petroquímica

Riopol já estuda pedir mais gás para ampliação

Valor Econômico
24/06/2005 03:00
Visualizações: 126

 O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, responsável pela área petroquímica da estatal, disse ontem que a empresa já recebeu dos sócios privados da Rio Polímeros (Riopol), Suzano e Unipar, pedido de avaliação da disponibilidade de gás natural para uma ampliação da planta gás-química inaugurada ontem. A Riopol, primeira petroquímica do Brasil que utiliza o gás como matéria-prima, é também a primeira do setor que integra na mesma planta a primeira e segunda geração da cadeia petroquímica. Com investimento de US$ 1,8 bilhão, ela vai produzir 540 mil toneladas de polietilenos (resinas para a fabricação de plásticos) a partir de eteno fracionado do gás. A ampliação seria para 700 mil toneladas/ano.
Quando atingir o pico da produção, o que deve ocorrer no começo de 2006, a Riopol vai precisar que a Petrobras processe para ela 13 milhões de toneladas/ano de gás natural, o que representa toda a produção da bacia de Campos (RJ). Para ampliar a produção da Riopol será necessário ampliar a produção de Campos ou transportar gás de outras regiões.
Com uma área construída de 400 mil m2, a Riopol possui outros 400 mil disponíveis para uma eventual ampliação. Além disso, a fábrica já foi construída com infra-estrutura para a colocação de novos equipamentos, como as sapatas de concreto para novas esferas de estocagem de produtos. Com isso, o preço de uma ampliação de 160 mil toneladas/ano de polietilenos ficaria em torno de US$ 100 milhões, segundo cálculos divulgados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. O valor representa menos de 10% do custo da fábrica original. Além da Suzano (33,3%) e da Unipar (33,3%), são acionistas da Riopol as estatais BNDES (16,7%) e Petrobras (16,7%).
De acordo com dirigente de um dos acionistas privados, a ampliação é um caminho natural, mas ele admite que ainda não há entendimento suficiente entre os sócios para que seja feito agora um anúncio categórico da ampliação. O presidente do grupo Unipar, Roberto Garcia, disse que a ampliação da Riopol é uma meta futura, mas disse que ela não é prioritária para o grupo agora. "Precisamos ir em etapas. A expansão que está em curso agora é a do Sudeste, via São Paulo (da Petroquímica União, PQU, controlada pela Unipar)."
Segundo Garcia, para 2007 e 2008 a expansão da PQU em 200 mil toneladas de eteno e 180 mil toneladas de polietilenos é a única realidade possível. "Isso quer dizer que vamos interromper a Riopol por aqui? Não é isso. Tem que ser feita (a ampliação) de uma maneira coordenada, integrada, como se pensasse no bloco e valorizando competitividade. Isso é fundamental", disse.
Para o presidente da Unipar, a integração da petroquímica da região Sudeste, um projeto antigo, é um caminho natural a ser trilhado pelas empresas do setor. "O projeto de integração e de valorização de atividades de empresas no Sudeste vem de longa data", disse. Segundo Garcia, há dois anos a Unipar contratou um estudo que concluiu pela oportunidade de criação de um bloco integrado petroquímico no Sudeste. "Já naquela ocasião nós identificávamos que isso agregaria peso, competitividade e valor à petroquímica da região".
Ele disse também que não sabe qual o modelo que seria utilizado nesse processo de integração e afirmou que ainda não conversou com dirigentes do grupo Suzano após o anúncio, feito segunda-feira, da aquisição pelo grupo da família Feffer do controle integral da Polibrasil, maior produtora do país de polipropileno (outra resina para a produção de plásticos), da qual já possuía 50%. Por isso, ele disse não saber quais os planos do outro grande grupo petroquímico do Sudeste a respeito da integração.
Para Garcia, a construção pela Braskem (grupo Odebrecht), maior empresa petroquímica do país, de uma planta de polipropileno (com a Petrobras) em Paulínia (SP) é um fato que não interfere na integração do Sudeste. Na sua avaliação, a fábrica da Braskem, apesar de ser em São Paulo, é uma expansão do pólo do Nordeste que está sendo feita em São Paulo por uma questão de mercado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20