Energia Alternativa

Rio Grande do Norte prepara mão de obra para eólicas

Folha de S.Paulo
19/08/2010 13:11
Visualizações: 111
À espera do próximo leilão de fontes alternativas de energia, marcado para o final deste mês, o Estado do Rio Grande do Norte já se preocupa com a mão de obra que será preciso qualificar.


A energia eólica ainda não conta com técnicos e engenheiros suficientes para suprir a demanda no Brasil.


A ideia é tornar a região "referência mundial em energia limpa, não só em produção como em consumo", nas palavras do coordenador de energia do Estado, Tibúrcio Batista Filho.


Para isso, o governo passou a articular com indústrias e escolas técnicas locais a formação de trabalhadores que poderão também atuar no que se transformará em um polo fabricante de equipamentos para energia eólica, segundo o governo. "Estamos esperando o resultado do leilão da próxima semana para quantificarmos a necessidade de turmas", afirma Batista Filho.


O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, que antes só trabalhava gás natural, passou a abranger energias renováveis. No último leilão, o Estado foi contemplado com 23 projetos, de 657 MW, e investimentos de R$ 3,5 bilhões.


"O que chama a atenção nos projetos de eólicas é que há vontade dos investidores de alavancar projetos de crédito de carbono", afirma Maria Beatriz Mello, sócia do Trench, Rossi e Watanabe.


O escritório tem no portfólio investimentos de R$ 800 milhões em projetos de eólicas que compreendem seis parques de 170 MW de capacidade instalada.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20