Premiação

Renato Pinheiro da Petrobras ganha prêmio internacional da Society of Petroleum Engineers (SPE)

Redação/Agência Petrobras
24/07/2017 13:43
Visualizações: 1238

O engenheiro de petróleo sênior, Renato Pinheiro (foto), foi premiado com o 2017 Regional Management and Information Award – South America and Caribbean Region, concedido pela Society of Petroleum Engineers (SPE), uma das mais importantes entidades da indústria mundial de petróleo e gás. Ele levou o prêmio na categoria Gerenciamento e Informação, com um programa que gerou economia de cerca de U$ 2 bilhões no custo total de construção de poços.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em outubro, durante a realização do Encontro Técnico Anual da SPE, em San Antonio, Texas, Estados Unidos.

Há 32 anos na companhia, Renato é gerente geral de Construção, Avaliação, Manutenção e Abandono de Poços em Águas Ultraprofundas e destaca a importância do trabalho em equipe para a conquista do prêmio. “Isso é resultado de um trabalho com pessoas motivadas, integradas, inovadoras e preocupadas em reduzir durações e custos de poços, mesmo naqueles momentos de altos preços de petróleo, visando a melhorar os resultados da companhia por meio de uma curva de experiência que acreditamos ser possível, ou mesmo superada, através de muita gestão de dados, informação e conhecimento, com transparência, compartilhamento e disciplina. E tendo a segurança como valor fundamental”, acrescentou.

O prêmio foi concedido considerando a evolução dos resultados obtidos na construção de poços do pré-sal da Bacia de Santos por meio do uso intensivo dos dados, transformando-os em informação e conhecimento, além da implementação do conceito de curva de experiência na construção de poços.

Também foram fundamentais a implementação e a gestão de dois programas de melhoria: o Programa de Otimização dos Investimentos em Poços do Pré-Sal e o Programa de Redução de Custos de Poços, ambos com resultados expressivos e que contribuíram significativamente para a viabilização dos projetos de desenvolvimento do pré-sal da Bacia de Santos.

O Programa de Redução de Custos de Poços gerou uma economia de cerca de U$ 2 bilhões, entre 2013 e 2015, e deixou um legado importante na rotina do segmento de Exploração e Produção. Outro resultado de destaque foi a redução significativa (da ordem de 70%), entre 2010 e 2016, na duração média total de perfuração e completação (conjunto de operações necessárias para equipar o poço, depois de perfurado, e deixá-lo pronto para produzir óleo e gás), de poços dos projetos de investimento na área do pré-sal. “Não há como citar exatamente o maior desafio enfrentado. Isso tudo é resultado de um conjunto, um trabalho de longo prazo”, afirmou.

O engenheiro de petróleo se prepara para assumir um novo desafio: a Gerência Geral de Serviços de Poço. “Fico feliz a cada poço perfurado, avaliado ou completado que entregamos no pré-sal. E mais feliz ainda quando eles entram em operação, contribuindo para a produção nacional e para o crescimento de nossa empresa”, afirmou Pinheiro, mostrando que ainda pretende continuar fazendo parte dessa história.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.