acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Gás natural

Relatório de Administração da Algás de 2018 é divulgado ao mercado

28/03/2019 | 10h18

Crescimento diante de novas perspectivas de mercado. Foi assim que a Algás fechou o ano de 2018. De acordo com o Relatório de Administração, divulgado na última semana, a Companhia apresentou crescimento mercadológico e reforçou o compromisso de investir em Alagoas.

Um dos pontos que demonstram o desempenho crescente da Algás é o seu número de clientes. Em dezembro de 2018, a Algás alcançou a marca de 49.979 usuários, o que representa um crescimento de 5,2% do número de clientes em relação ao mesmo período de 2017. Buscando uma maior diversificação do volume comercializado pela Companhia em mercados ainda em desenvolvimento, a Algás registrou o consumo de 623 mil m³/dia de gás natural, mantendo a média quando comparada ao ano anterior.

O uso crescente do gás natural, especialmente no segmento automotivo, deve-se ao alto nível de aceitação do energético no mercado. Com 29 postos para revenda de gás natural veicular (GNV) em Alagoas, o setor conferiu um aumento de 15,2%, saindo de uma média de 82 mil m³/dia, em 2017, para 95 mil m³/dia em 2018, indicando o início da retomada de crescimento do segmento, que é o segundo maior mercado da Algás.

O gás natural nos lares alagoanos também vive um bom momento. Para o diretor presidente da Companhia, Arnóbio Cavalcanti, “isso acontece porque as construtoras e incorporadoras já planejam seus empreendimentos com as vantagens do gás natural, seguindo as exigências do mercado local”. Assim, o segmento residencial assegurou sua continuidade de crescimento no ano, que em 2018 foi de 6,8% em volume e 5,2% em número de usuários.

De acordo com o relatório, o avanço territorial da rede de distribuição de gás natural por Alagoas também merece destaque. No primeiro mês do ano, a extensão dos gasodutos pelo estado alcançou a marca de 500 km, um marco importante na história da infraestrutura local. Parte dessa expansão se deve, especialmente, à finalização das obras do gasoduto Penedo-Arapiraca, com seus 66 km de extensão.

A finalização das obras do gasoduto no agreste alagoano, que foi inaugurado em abril de 2018, e a reta final da duplicação do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro, com 14 km de extensão, têm impulsionado a captação de novos clientes. Juntos, os empreendimentos possibilitam a distribuição de cerca de 1,3 milhão m³/dia a mais de gás natural para as regiões do estado por onde passam.

“Esses projetos objetivam não só a interiorização dos serviços de gás natural, mas, principalmente, a segurança energética aos seus usuários, ampliando as fronteiras geográficas e, assim, garantindo a disponibilidade do energético importante para o desenvolvimento de Alagoas”, destaca Arnóbio.

Expectativas para 2019

Segundo o relatório divulgado, a Algás mantém suas perspectivas em relação ao seu volume de vendas nos próximos cinco anos. Com o objetivo de superar o volume médio de 700 mil m³/dia, atingir 589 km de extensão de rede e 65 mil unidades usuários interligadas nesse período, a Distribuidora continua reforçando o compromisso com a integração energética e o desenvolvimento de Alagoas.

“Será necessária, para isso, a busca incessante pela diversificação dos mercados consumidores do gás natural, como, por exemplo, usuários com possibilidade de utilizar geração e cogeração de energia, aliada à ampliação da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) e o processo de interiorização do desenvolvimento”, afirma, no relatório, o diretor técnico e comercial da Companhia, Flávio Barros.



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar