Empresas

QGEP comprará fatia de 30% da Shell em bloco na bacia de Santos

Agência Reuters
24/08/2011 18:23
Visualizações: 122
A QGEP Participações, braço de petróleo do grupo Queiroz Galvão, assinou contrato de compra de participação de 30% da fatia que a Shell tem no bloco BS-4, na bacia de Santos, também dividido com a Petrobras e a Chevron.

A Shell é operadora com 40% do bloco. Os outros 10% serão adquiridos pela Barra Energia, informou a Shell em outro comunciado. O valor da nova operação não foi revelado.

"Os termos do acordo estão condicionados à manifestação dos sócios do consórcio no bloco, bem como à aprovação da ANP", afirmou a empresa em comunicado ao órgão regulador.

A empresa já havia vendido em julho, para as duas empresas, sua participação no bloco BM-S-8, na mesma bacia, por 175 milhões de dólares cada fatia de 10%.

O BS-4 fica próximo ao prospecto Libra, provável primeiro campo a ser licitado sob o sistema de partilha e cujas reservas recuperáveis foram estimadas em 5 bilhões de boe.

Apesar da venda de ativos, resultado de uma revisão de portfólio, a companhia anglo-holandesa disse que pretende continuar crescendo no Brasil e que inclusive decidiu iniciar a segunda fase do Parque das Conchas.

Os planos são de perfurar de sete a 10 poços exploratórios no país.

"Esse processo de venda de ativos não impacta na visão de crescimento e desenvolvimento que a Shell tem para o Brasil", disse a Shell em um comunicado.

Sem venda de blocos de petróleo e gás natural desde 2008, após leilões sucessivos desde 1999, o Brasil tem sido palco constante de operações de venda de participações entre companhias.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a 11ª rodada de licitações de áreas de petróleo no Brasil deverá ser realizada apenas em 2012, mesmo que aprovada ainda este ano.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20