Capes

Professor Abílio Neves reassume o cargo de presidente da agência

Agência Brasil/Redação
10/06/2016 16:36
Visualizações: 177

O professor Abílio Afonso Baeta Neves foi nomeado hoje (10) presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. O professor volta a assumir a agência que presidiu de 1995 a 2003.

Baeta Neves é formado em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em ciência política pela Westfälische Wilhelms Universität, de Münster, na Alemanha. Também foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRGS (1988-1992), secretário da Regional Sul da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1994 a 1995, e secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (1996-2000).

Atualmente, ocupava o cargo de diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), onde também já havia sido diretor-presidente e científico entre 1987 e 1990. O ex-presidente da Capes, Carlos Nobre, foi exonerado no último dia 7 de junho.

A Capes é uma fundação do Ministério da Educação (MEC), que tem como função a expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Atua também na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.

Assim como Neves, outros nomes da gestão de Fernando Henrique Cardoso retornaram ao Ministério da Educação (MEC), entre eles, a secretária executiva Maria Helena Guimarães de Castro, que foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 1995 e 2001, e a educadora Maria Inês Fini, atual presidente do Inep. Entre 1996 e 2002, no governo de FHC, Maria Inês atuou no Inep como diretora de Avaliação para Certificação de Competências.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20