Resultado

Produção de aço deve se recuperar em seis meses

Brasil Econômico
21/12/2010 11:41
Visualizações: 235
Produção mundial de aço bruto nos 66 países pertencentes a World Steel Association foi de 114 milhões de toneladas métricas (mmt) em novembro. O valor é 2,8% menor que o registrado em outubro.


"Prevemos ainda resultados ruins para as siderúrgicas nos próximos meses, com uma recuperação mais expressiva apenas no segundo trimestre de 2011", afirma a corretora em relatório.


Na comparação com novembro de 2009, a produção de aço bruto foi 5,1% maior. No acumulado do ano, a produção mundial foi de 1.281 mmt, 16,2% superior em comparação ao mesmo período do ano passado.


Para a Brascan Corretora, o acompanhamento na produção de aço em todo mundo, além da evolução de preços é essencial para avaliar as perspectivas de médio prazo para o setor siderúrgico no Brasil e no mundo.


Desempenhos regionais


Na Europa, a produção alemã de aço bruto para novembro deste ano foi de 3,8 mmt, um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. A Itália produziu 2,3 mmt, 19,3% superior ao mesmo mês de 2009, e a Espanha produziu 1,2 mmt, um decréscimo de 19,8% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.


O Brasil apresentou uma forte retração na produção de aço, com uma redução de 11,2% na produção em novembro em relação a outubro e queda de 2,8% em relação a novembro de 2009. Para a Brascan, os números são condizentes com o cenário de curto prazo local, caracterizado por altos estoques e grande concorrência de importados.


A produção chinesa de aço bruto foi de 50,2 mmt, um aumento de 4,8% em relação a novembro de 2009. Entretanto, houve queda de 0,3% em relação a outubro. "Nos surpreendeu negativamente, já que imaginávamos que o país restringisse sua atividade manufatureira, a fim de cumprir a meta de redução de consumo de energia para 2010", afirma Brascan em relatório.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20