16º Leilão

Primeiro leilão para mistura do B5 vende 575 milhões de litros

O primeiro leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) para atender à mistura B5 (5% de biodiesel adicionado ao diesel mineral, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2010), nessa terça-feira (17) no Rio de Janeiro, conseguiu vender 575 milhões

Agência Brasil
18/11/2009 10:22
Primeiro leilão para mistura do B5 vende 575 milhões de litros Visualizações: 133
O primeiro leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) para atender à mistura B5 (5% de biodiesel adicionado ao diesel mineral, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2010), nessa terça-feira (17) no Rio de Janeiro, conseguiu vender 575 milhões de litros do produto.


Foi o 16º leilão realizado pela ANP desde o início da adoção da mistura e contou com a participação de 40 unidades produtoras. O preço de referência foi de R$ 2,35 por litro e o preço médio ponderado foi de R$ 2,33 para os 575 milhões de litros oferecidos, representando deságio médio de 1%.


O leilão teve a participação de produtores de 15 estados brasileiros. A Região Centro-Oeste teve o maior volume arrematado: cerca de 244 milhões de litros de biodiesel. A Região Sul ficou em segundo lugar, com 132 milhões de litros, seguida das regiões Sudeste (110 milhões de litros), Nordeste (65 milhões de litros) e Norte (24 milhões de litros), em valores aproximados.


Segundo a ANP, das 40 empresas vencedoras, a Granol foi a que ofereceu o maior volume de biodiesel: 80 milhões de litros, sendo 44,1 milhões  da unidade produtora de Anápolis (GO) e 35,9 milhões de Cachoeira do Sul (RS).


Participaram das ofertas para o primeiro lote somente produtores de biodiesel autorizados pela ANP a exercer a atividade de produção e de comercialização, detentores do Registro Especial da Secretaria da Receita Federal e do Selo Combustível Social. O segundo lote foi destinado a produtores que preenchem todos os requisitos exigidos para o primeiro lote, com exceção do Selo Combustível Social.


O leilão começou às 9h, na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no centro do Rio, e adotou a modalidade pregão, na forma presencial. O produto deverá ser entregue de janeiro a março de 2010, à Petrobras e à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), compradoras dos 575 milhões de litros licitados.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20