FIPA

Práticas sustentáveis da Dow Brasil serão destaques na XIV Feira da Indústria do Pará (FIPA)

A sustentabilidade é a base da produção de silício metálico na planta da Dow, em Breu Branco

Redação/Assessoria
14/05/2019 15:09
Visualizações: 495

A Dow Brasil marcará presença mais uma vez na FIPA, Feira da Indústria do Pará, organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). O evento será sediado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na capital do Estado, entre 15 e 18 de maio.

Na edição 2019, a empresa exibirá em seu estande detalhes de suas tecnologias e inovações aplicadas ao processo sustentável da fabricação e aplicação do silício metálico, principal matéria-prima na cadeia produtiva dos silicones, que estão presentes em diversos produtos utilizados no dia a dia das pessoas, como cosméticos, medicamentos, automóveis, edifícios, computadores e celulares.

Presente no Estado do Pará por meio de sua subsidiária Palmyra do Brasil, instalada em Breu Branco desde 1988, a Dow reúne uma operação de aproximadamente 800 colaboradores, sendo que 90% do seu efetivo foi contratado dentro do Estado.

Impacto positivo

A sustentabilidade é a base do trabalho desenvolvido na Dow. A energia limpa e renovável da Hidroelétrica de Tucuruí alimenta o processo produtivo da empresa.

Por meio de seus Projetos de Reflorestamento Água Azul I e II, a unidade consegue suprir mais da metade da matéria-prima vegetal (carvão e cavaco) que garante o abastecimento da fábrica de silício, e ainda mantém 80% da área total com floresta nativa preservada. Para desenvolvimento desses projetos, os recursos florestais são explorados de forma ecologicamente correta, respeitando os ciclos de vida florestal e a manutenção de espécies nativas. Além disso, a empresa desenvolve projetos de mineração de quartzo garantindo a correta recuperação das áreas utilizadas.

Em modernas instalações para despoeiramento, os gases que emanam do funcionamento dos fornos de silício são filtrados e transformados no produto Sílica Ativa, utilizados na construção civil para obtenção de concreto de alta resistência e na indústria de materiais refratários.

"Apoiamos o desenvolvimento econômico e social do Pará por meio da cadeia produtiva do silício metálico, que envolve operações de mineração de quartzo, manejo de florestas plantadas, produção de matéria-prima vegetal e a produção do silício metálico, tudo dentro do próprio Estado", explica Arquimedes Pujatti, líder da Fábrica de Breu Branco. Ele destaca ainda que participar da FIPA é uma ótima maneira de externalizar as boas práticas da Dow na região.

A Dow causa impactos positivos nas comunidades onde atua – em Breu Branco, isso não é diferente. A empresa apoia projetos que visam melhorar os índices de educação na comunidade, desenvolvendo iniciativas de capacitação de Professores, incentivo ao estudo das ciências e apoiando a educação de crianças e jovens por meio de iniciativas da ONG Torpedos Mirins de Educação infantil, que há mais de 18 anos conta com o apoio da Dow para atender 120 crianças da comunidade de Breu Branco. Com o SolidariDow, grupo de voluntariado composto por funcionários, a empresa procura entender às necessidades da população local e engaja os colaboradores em ações voltadas para a comunidade.

A Dow incentiva seus funcionários a participarem de iniciativas que promovam a diversidade e inclusão em suas operações. Por meio do WIN, grupo que atua em ações que promovem a equidade de gênero e o desenvolvimento de carreiras das mulheres, a unidade comemora a recente inclusão de mulheres na área de fornos de produção de silício metálico.

Serviço:

XIV Feira da Indústria do Pará

Período: de 15 a 18 de maio de 2019, das 17h às 22h

Endereço: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia – Belém

Dow no evento: estande nº 52

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20