Porto de Santos

Porto poderá operar 3 vezes mais

<P>O Porto de Santos deve mais que triplicar sua capacidade anual de movimentação de cargas nos próximos dez anos, saindo dos atuais 110 milhões de toneladas para 350 milhões de toneladas. O aumento leva em conta a construção de novos terminais e a melhoria da infra-estrutura do complexo sant...

A Tribuna - SP
26/03/2007 00:00
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O Porto de Santos deve mais que triplicar sua capacidade anual de movimentação de cargas nos próximos dez anos, saindo dos atuais 110 milhões de toneladas para 350 milhões de toneladas. O aumento leva em conta a construção de novos terminais e a melhoria da infra-estrutura do complexo santista, investimentos que serão realizados no período e chegarão a R$ 1,5 bilhão.

A projeção de desenvolvimento do cais foi apresentada pelo diretor comercial e de Desenvolvimento da Codesp, Fabrizio Pierdomenico, durante o XXII Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Eneph), realizado entre as últimas quarta e sexta-feira, em Maceió, Alagoas. ‘‘É uma meta pretenciosa, mas é possível de ser alcançada’’, ressaltou.

Entre os empreendimentos previstos, o principal será Barnabé-Bagres, o novo conjunto de terminais que será construído entre as ilhas de Barnabé e Bagres e aumentará o potencial de movimentação do porto em 120 milhões de toneladas por ano.

O estudo da Codesp também se baseia na construção e no início das operações das instalações marítimas da Brasil Terminais Portuários, que será implantada na área do antigo Lixão da Alemoa, e da Embraport (do Grupo Coimex), na Área Continental de Santos, nas proximidades da Base Aérea de Santos.

Pelas projeções de Pierdomenico, em 2016, o cais santista poderá movimentar 4 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), um incremento de quase 200% em relação às operações realizadas no ano passado, quando passaram pelo cais 2,44 milhões de TEUs.

Para atingir essa meta, Pierdomenico lembrou a importância da ampliação do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, administrado pela operadora portuária Santos-Brasil. Graças a investimentos de mais de R$ 250 milhões, a empresa conseguirá ampliar sua capacidade operacional anual dos atuais 1,2 milhões de TEUs para 3 milhões de TEUs.

A estratégia elaborada pela Codesp também prevê a instalação de dois novos terminais de contêineres na Margem Esquerda (Guarujá) do porto, em áreas atualmente ocupadas por favelas. ‘‘Teremos que dar uma solução naquela situação com a Prefeitura de Guarujá e com o Ministério das Cidades’’, afirmou o diretor comercial da Docas, se referindo a ações para relocação dessas comunidades.
DRAGAGEM

Apesar dos planos de investimentos, o Porto de Santos só conseguirá triplicar sua capacidade de movimentação se contar com melhorias em sua infra-estrutura — especificamente com a ampliação de seu calado dos atuais 14 metros para 17 metros, destacou Fabrizio Pierdomenico. O empreendimento é necessário para o complexo receber navios de grande porte (que precisam de um canal de navegação com maior profundidade).

De acordo com o diretor, as empresas contratadas para desenvolver o Estudo e o Relatório de Impacto de Meio Ambiente (EIA-Rima) devem entregar seus relatórios até o próximo mês de junho. Logo em seguida, os técnicos da estatal pretendem iniciar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento.

Fonte: A Tribuna - SP

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