PPSA

União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida Compartilhada do Pré-Sal de Jubarte

Redação TN Petróleo/Assessoria PPSA
24/07/2025 13:30
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida Compartilhada do Pré-Sal de Jubarte Imagem: Divulgação Yinson Visualizações: 1767

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, nesta quarta-feira (23), o Acordo de Individualização da Produção (AIP) da Jazida Compartilhada do Pré-Sal de Jubarte, localizada na Bacia de Campos. Com a decisão, a União passa a contar com uma participação de 1,89% na jazida, parcela correspondente as Áreas Não Contratadas. A PPSA é a representante da União na jazida.

 O AIP passa a vigorar a partir de 1º de agosto de 2025.  A jazida compartilhada abrange: 97,25% de área do Campo de Jubarte (BC-60); 1,89% de Áreas Não contratada, sob responsabilidade da União; e 0,86% de área do Campo de Argonauta (BC-10).

 O AIP é o instrumento previsto pela regulação da ANP para os casos em que jazidas se estendem além dos limites de concessões ou contratos vigentes, permitindo a definição de regras para exploração e partilha dos recursos de forma conjunta. Com a efetivação do Acordo, está previsto o início das negociações entre as partes para definir a compensação financeira relacionada aos investimentos realizados e às receitas obtidas com a produção da jazida até a data de entrada em vigor do AIP.

 O Acordo estabelece as participações de cada uma das partes envolvidas, bem como as regras para a execução conjunta das operações de desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural na jazida. A distribuição das participações ficou definida da seguinte forma: Petrobras: 97,250%; Shell: 0,430%; Brava Energia: 0,198%; ONGC: 0,232%; e União (representada pela PPSA): 1,890%

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25