Premiação

Porto do Açu é premiado no 14º Prêmio Brasil Ambiental

Redação/Assessoria
06/12/2018 20:12
Visualizações: 452

Divulgação

O Projeto de Conservação do Ecossistema de Restinga na Região Norte Fluminense, desenvolvido pelo Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), foi um dos vencedores do 14º Prêmio Brasil Ambiental, promovido pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham). Vencedor na categoria Ecossistemas, o projeto é desenvolvido na Reserva Ambiental Caruara, maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Estado e maior unidade privada dedicada à preservação de restingas do país.

Para o diretor de Sustentabilidade da Porto do Açu Operações, Eduardo Kantz, a premiação da Amcham simboliza o reconhecimento do compromisso com o desenvolvimento sustentável de todo o Grupo Prumo. “Este prêmio evidencia que sustentabilidade é um valor intrínseco ao nosso grupo. É o reconhecimento máximo da RPPN Caruara como nossa grande bandeira de preservação do ecossistema de restinga. Neste ano, também tivemos a aprovação do Plano de Manejo da reserva pelo INEA, o que representou um importante marco para nós”, afirmou.

Criada e mantida voluntariamente pela empresa desde 2012, a RPPN Caruara tem aproximadamente quatro mil hectares – o equivalente a quatro mil campos de futebol e a quase metade da área operacional do Complexo. Na unidade de conservação, são desenvolvidos trabalhos de recomposição vegetal e monitoramento de fauna e flora, com mão de obra local. Hoje, cerca de 40 moradores da região trabalham no espaço. Todas as mudas plantadas na reserva são produzidas em um viveiro próprio, que é dedicado ao ecossistema de restinga e pode produzir até 500 mil mudas por ano. O viveiro produz e maneja 85 espécies e, até agora, mais de um milhão mudas foram produzidas e plantadas na RPPN. Em toda a área preservada, já foram identificadas 240 espécies de flora e 311 de fauna, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como o melocactus (Melocactus violaceus), o largato do rabo verde (Ameivula littoralis) e a borboleta da praia (Parides ascanius).

Para Daniel Nascimento, coordenador de Meio Ambiente da Porto do Açu e um dos responsáveis pelo projeto, a premiação é motivo de muito orgulho. “São 6 anos de trabalho dedicados à preservação deste ecossistema tão importante para a nossa região. A RPPN Caruara também foi inscrita no Prêmio da Amcham em 2016, e essa vitória, agora em 2018, evidencia que neste intervalo houve um amadurecimento do programa e reconhecimento do intenso trabalho de conservação e restauração que é realizado pelo Porto do Açu”, afirmou. Para o próximo ano, os planos são de construção de uma sede para a Caruara e de investimentos para os programas de pesquisa e desenvolvimento do ecossistema de restinga.

A cerimônia de premiação, que aconteceu no Hilton Copacabana, ainda contou com o anúncio dos finalistas das categorias água, emissões atmosféricas, empreendedorismo sustentável e inovação, além de resíduos sólidos e responsabilidade socioambiental. A premiação, que acontece desde 2005, teve pela primeira vez uma conferência sobre inovação em sustentabilidade, que abordou novas tecnologias, smart cities, economia circular e mobilidade urbana.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Brasil Ambiental (PBA) é uma iniciativa da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, que tem como objetivo de estimular ações e reconhecer o mérito de projetos de preservação do meio ambiente e de práticas socioambientalmente responsáveis implementadas por empresas com atuação no Brasil. Ao longo desses anos, foram mais de 66 projetos e 41 empresas premiadas. São destaques as organizações que corroboram com o compromisso do setor privado quanto à preservação do meio ambiente e são agentes de transformação para mudança cultural, influenciando positivamente o comportamento das pessoas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13