Prejuízo

Porto de Praia Mole em marcha lenta

A queda de dois guindastes da Vale no terminal de desembarque de carvão mineral, no Porto de Praia Mole, em Vitória, dia 18 de novembro, está prejudicando não só a própria Vale como outras empresas, como a ArcelorMittal Tubarão. Os equipamentos dan

A Gazeta (ES)
01/12/2010 17:15
Visualizações: 173 (0) (0) (0) (0)
A queda de dois guindastes da Vale no terminal de desembarque de carvão mineral, no Porto de Praia Mole, em Vitória, dia 18 de novembro, está prejudicando não só a própria Vale como outras empresas, como a ArcelorMittal Tubarão. Os equipamentos danificados impedem o desembarque de carvão mineral, e a empresa estima que a produção, este ano, poderá ser reduzida de 6 milhões para 5 milhões de toneladas de placas de aço.
 
 
O carvão mineral, importado em grande parte da China, é uma das matérias-primas utilizadas na produção de aço. Com as chuvas e os ventos fortes, ocorridos no dia 18 de novembro (os ventos atingiram 118 km/h), além da queda dos dois guindastes, um terceiro ficou avariado, e o quarto equipamento não está funcionando plenamente devido à necessidade de ajustes.
 
 
Os problemas com os guindastes estão provocando uma fila que já chega a 30 navios na barra aguardando para desembarcar mercadorias, apesar de a Vale garantir que "a quantidade de navios fundeados na barra aguardando para atracar no porto está dentro da média normal trabalhada pela empresa".
 
 
A assessoria de comunicação da mineradora informa que, no último dia 28, o trabalho de retirada dos guindastes danificados começou a ser feito. Informa, ainda, que "foram contratadas barcaças e navios específicos para descarregar o carvão dos navios que estão atracados na barra, iniciativa que faz parte das ações de retomada das operações do Terminal de Praia Mole (TPM). A descarga do insumo será feita diretamente no píer de carvão".
 
 
 
A assessoria de comunicação da ArcelorMittal Tubarão informa que a previsão de produção, este ano, era de 6 milhões de toneladas de placas de aço, volume que poderá ser reduzido para 5 milhões tendo em vista os problemas com o desembarque de carvão.
 
 
Alto-forno
 
 
Por causa do acidente com os dois descarregadores, a companhia siderúrgica foi obrigada a reduzir a produção das coquerias e dos dois altos-fornos que estão em funcionamento atualmente (a empresa possui três altos-fornos em Tubarão). Um está desligado para manutenção.
 
 
Enquanto o processo de retirada dos guindastes danificados é realizado e a empresa adquire outros equipamentos novos (o custo estimado é de R$ 7 milhões cada um), a mineradora passou para o Porto de Peiú, administrado pela Codesa, o desembarque de fertilizante. No local, a empresa fará o desembarque temporário de carvão mineral.
 
 
Minério
4% de reajuste. A Vale projeta manter o volume de produção e vendas do atual exercício em 2011, disse ontem o presidente da mineradora, Roger Agnelli, ao comentar a possibilidade de reajuste de 4% no preço do minério de ferro para o primeiro trimestre do próximo ano.


Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.