IBEM25

Plenária de energias integradas discute vertentes ligadas à Energia na economia do Mar

Redação TN Petróleo
26/03/2025 12:10
Plenária de energias integradas discute vertentes ligadas à Energia na economia do Mar Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1910

Uma das plenárias de destaque na manhã desta quarta-feira, 26, no IBEM 25, discutiu diferentes vertentes relacionadas à Energia no que se refere à economia marítima. Os desafios que regem o setor de energia tendo o mar como suporte foram evidenciados nas falas de três palestrantes: Ranieri Rodrigues, instrutor de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis; Eduardo Athayde, presidente do Fórum Economia do Mar e o Prof. Dr. Rofolfo Gonçalves, da Universidade de Tóquio.

“Nós apresentamos aqui a zona econômica exclusiva do Brasil, batizado pela marinha como Amazônia Azul em 2004, pelo Almirante Roberto Guimarães Carvalho, comandante da Marinha do Brasil, e desde então, nós temos trabalhado neste cenário. O PIB do mar movimenta cerca de dois trilhões de reais por ano, mas nós precisamos econometrizar isso. Dois trilhões a agricultura brasileira também movimenta todos os anos, nós temos as informações sobre a Agricultura, mas não temos ainda sobre o PIB do mar. Quem movimenta estes dois trilhões de reais por ano?”, questionou Eduardo Athayde, presidente do Fórum Economia do Mar, durante sua exposição na plenária. 

Athayde também enfatizou que essa métrica sobre os lucros gerados pela economia marítima tem gerado um esforço e estudos contínuos de profissionais e pesquisadores do setor. “Já temos feito uma série de eventos na Bahia. A Associação Comercial declarou a Baía de Todos-os-Santos como a capital da Amazônia Azul, como uma forma de chamar atenção para o potencial dessa bahia que é central e berço da civilização brasileira, além de ser a maior bahia do Brasil. Então estamos juntos com a Associação Comercial, Federação das Indústrias e agora com um grande esforço da Confederação Nacional levando essa mensagem para todo o país”, explicou.

O presidente do Fórum Economia do Mar também destacou o potencial do Brasil no atual momento e que ainda somos tímidos quando assunto é autopromoção e preservação. “Estamos sob os holofotes do mundo e precisamos lembrar que preservação é uma imperiosa necessidade que precisa ser valorada, precificada e eventualmente monetizada na busca de se gerar riquezas, novas rendas e novos empregos no país”, destacou.

As plataformas flutuantes (offshore Winds) também ganharam destaque na conferência da plenária de energias integradas. O Prof. Dr. Rofolfo Gonçalves, da Universidade de Tókio, compartilhou suas pesquisas e experiências com este sistema. “O Japão já está com essa experiência do Offshore Wind desde 2013, no qual ele fez vários pilotos flutuantes. Nestes dez anos de experiência a gente consegue ver que a plataforma flutuante é viável e conseguiríamos trazer isto para o Brasil de uma forma até otimizada porque o nosso país já tem toda essa parte de infraestrutura do óleo e gás e a gente pode se aproveitar de tudo isso para o desenvolvimento do offshore wind por aqui”, explanou o professor Gonçalves.

Serviço: 
International Brazil Energy Meeting (iBEM25)
Data: 25 a 27.03.2025
Local: Centro de Convenções de Salvador
Informações: 
Site em português: www.ibemenergy.com/pt
Site em inglês: www.ibemenergy.com

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23