Alerta

Petrolífera Total alerta para insegurança energética

Financial Times - Londres
23/10/2009 12:42
Visualizações: 18
A Total, o conglomerado petrolífero francês, alertou os políticos, dizendo que eles correm o risco de acelerar uma crise na oferta de petróleo se acionarem políticas ambientais que impeçam investimentos em petróleo e gás antes de alternativas suficientemente viáveis ficarem disponíveis. “Os governos precisam avaliar as necessidades desse planeta em termos de energia e parar de dizer que desenvolveremos energia solar para depois não termos o suficiente”, disse Christophe de Margerie, executivo-chefe da Total, em entrevista ao “FT”. “O carbono não é o inimigo; o carbono é vida”, disse.
 
O executivo tem uma posição relativamente moderada sobre mudanças climáticas entre seus pares. Ele quer que o governo aplique políticas claras e de longo alcance para reduzir as emissões de carbono para que a indústria petrolífera possa tomar decisões de investimento. “Nós, como companhias, não podemos assumir o risco. Estamos investindo sem saber qual será o marco contratual na questão do carbono”, ele disse.
 
Margerie é o mais eloquente dentre seus pares em termos de insistir em que a política ambiental deve andar de mãos dadas com a política de segurança energética. Ele alertou os políticos que se dirigem à conferência sobre mudanças climáticas na Dinamarca, em dezembro: “Não sigam para Copenhague apenas com os seus cuidados com o ambiente. Também precisamos nos preocupar com o acesso à energia. Se vocês levarem apenas uma [preocupação], estaremos mortos e nós não queremos morrer”.
 
Discursando numa conferência nessa semana, ele desafiou outros executivos do setor petrolífero a refutar a sua teoria de que o mundo jamais terá condições de produzir mais de 100 milhões de barris de petróleo por dia – 20% mais do que hoje – porque um número muito elevado das reservas remanescentes do mundo está situado em países que não indispostos ou incapazes de explorá-los.
 
Ele não espera um grande avanço em Copenhague e disse que o setor que será mais duramente atingido por qualquer iniciativa séria de reduzir as emissões de carbono provavelmente ficará sem nenhum mapa do caminho que lhe permita investir em tecnologia e em fontes de energia que sejam mais benéficos ao ambiente.
 
“Todas as partes envolvidas estão despreparadas para assumir um compromisso”, ele disse. “Acredito que as pessoas não estão prontas e que serão muito cuidadosas em não chegar ao ponto de ruptura”.
 
A Total é a maior investidora no mar do Norte. De Margerie disse que obteve garantias de que um novo governo do Partido Conservador no Reino Unido não tentará fechar o déficit orçamentário nacional aplicando impostos adicionais sobre companhias que estão explorando e desenvolvendo os campos no mar do Norte. Apesar disso, ele disse estar preocupado com o fato de o governo poder aplicar impostos de emissão de carbono sobre as companhias petrolíferas. “Isso deterá o investimento num momento em que isso já está muito complicado na Europa”, alertou.
 
A Total espera tornar-se a segunda maior produtora de petróleo num espaço de três a quatro anos, avançando em relação à sua quarta posição atual.
 
“Poderemos necessitar de incentivos adicionais para desenvolver campos menores e de maior risco em ambientes adversos”, disse de Margerie, acrescentando que o Reino Unido precisa se empenhar em manter as grandes companhias de petróleo ativas no mar do Norte. Ele observou que a queda dramática recente nas perfurações durante a crise do crédito se deveu em grande parte a empresas menores que ficaram incapacitadas de manter seus investimentos.
 
O executivo alertou que o planeta não será o único que sofrerá se o Reino Unido e outros governos não implantarem políticas ambientais inteligentes. “Espero que vocês tenham muitas velas”, ele disse.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20