Dow Jones Newswires, 24/08/2018
Os contratos futuros de petróleo operam em alta de mais de 1% na manhã desta sexta-feira, beneficiados pela fraqueza do dólar e sinais de restrições à oferta da commodity.
Às 7h58 (de Brasília), o barril do petróleo Brent para outubro subia 1,32% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 75,72, enquanto o WTI para o mesmo mês avançava 1,30% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 68,71.
O índice DXY do dólar se enfraquece nos negócios da manhã, tornando o petróleo mais atraente para operadores que utilizam outras moedas.
Além disso, há indícios de que a oferta de petróleo do Irã começa a diminuir como resultado da retomada de sanções dos EUA ao regime iraniano. Segundo Richard Mallinson, da Energy Aspects, as exportações iranianas de petróleo diminuíram para menos de 2 milhões de barris por dia desde o começo de agosto, ante uma média anterior de 2,6 milhões a 2,8 milhões de barris diários.
Em maio, o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu retirar os EUA do acordo internacional fechado em 2015 para conter o programa nuclear do Irã, levando à reintrodução de sanções econômicas contra Teerã.
Nas próximas horas, investidores do mercado de petróleo ficarão atentos a um discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, durante o simpósio anual de Jackson Hole, em Wyoming. Em entrevista publicada nesta semana, Trump criticou a campanha de elevação de juros do Fed.
Fale Conosco