Recursos Humanos

Petróleo atrai poucos jovens

Jornal do Brasil
08/09/2005 03:00
Visualizações: 120

Apesar da disparada do preço do barril e dos altos lucros das empresas, a indústria petroleira vem se mostrando ``pouco sexy``, ou seja, incapaz de atrair jovens para trabalhar no setor. Segundo especialistas que participam da Conferência Offshore Europe, na Escócia, para conter esse efeito e atrair mão-de-obra jovem e qualificada será preciso mudar de estratégia.
- Devemos atrair os jovens para a indústria petroleira - disse o ministro de Energia britânico, Malcolm Wicks.
Nos últimos anos, o setor de petróleo tem se revelado pouco atraente aos jovens que chegam ao mercado de trabalho. Em 2004, saíram das universidades americanas 50 mil advogados. Já os engenheiros petroleiros foram apenas 450. Entre 1991 e 2001, o número de engenheiros formados por universidades britânicas caiu 50%.
- Devemos trabalhar para melhorar a nossa imagem nas universidades, convencer os jovens de que pode ser cool fazer a carreira no setor - disse Henry McGee, presidente da ConocoPhillips na Europa.
Para a maioria dos jovens, a indústria petroleira tem imagem antiquada e futuro pouco promissor devido ao esgotamento das reservas mundiais. A escassez de engenheiros se soma ao problema de envelhecimento da mão-de-obra, cuja idade média se aproxima dos 50 anos. Em pouco tempo eles deverão se aposentar e as empresas vão ter que buscar empregados entre os jovens.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20