Empresas

PetroChina compra ativos de gás de xisto da Shell

Agência Estado
03/02/2012 12:45
Visualizações: 47
A petroleira estatal chinesa PetroChina assinou ontem (2) um acordo para comprar uma participação de 20% nos ativos de gás de xisto da Royal Dutch Shell no Canadá. O valor da transação não foi revelado. Segundo o site de notícias financeiras FinanceAsia, essa aquisição pode ter custado pouco mais de US$ 1 bilhão.

Sob os termos do acordo, a PetroChina terá uma participação nos terrenos e ativos da Shell em Groundbirch, no nordeste da província de Colúmbia Britânica. A PetroChina afirmou que espera ganhar experiência na exploração e desenvolvimento de fontes de gás não convencionais por meio de sua cooperação com a Shell. "A PetroChina e a Shell planejam avançar com a troca de tecnologia no desenvolvimento de fontes de gás não convencionais. Além disso, a PetroChina espera alcançar retornos razoáveis com esse investimento", disse a estatal chinesa. Atualmente a produção de gás em Groundbirch é de 125 milhões de pés cúbicos por dia.

Além da PetroChina, outras estatais chinesas têm investido pesadamente no setor de petróleo e gás no Canadá nos últimos dois anos. A própria PetroChina já tinha comprado, no mês passado, uma fatia de 40% no projeto de areais betuminosas da MacKay River no norte da província de Alberta, por US$ 666 milhões. Com isso, a companhia agora detém 100% do projeto. Nos próximos dias o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, viaja para a China. No fim do ano passado, ele afirmou que o Canadá está muito focado nos esforços para vender petróleo e gás para países asiáticos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20