Rio Pipeline 2009

Petrobras usou novo método para áreas alagadas

Técnicos da Petrobras fizeram hoje, em apresentação na sessão técnica da Rio Pipeline 2009, uma apresentação sobre novas metodologias construtivas para a instalação de dutos em florestas com áreas alagadas e solos com sedimentos orgânicos. O estudo de caso foi baseado na construção do g

Redação
24/09/2009 21:31
Visualizações: 88

Técnicos da Petrobras fizeram hoje, em apresentação na sessão técnica da Rio Pipeline 2009, uma apresentação sobre novas metodologias construtivas para a instalação de dutos em florestas com áreas alagadas e solos com sedimentos orgânicos. O estudo de caso foi baseado na construção do gasoduto que liga Urucu, no estado do Amazonas, passando pela cidade de Coari até chegar a Manaus.

 

Ao longo do traçado, a região apresenta muitas particularidades de solo e de condições climáticas, que, segundo o gerente de Construção e Montagem da Petrobras, Antonio Edson Gomes, foram os maiores desafios do trabalho.

 

Os estudos iniciais para a execução da obra começaram em 1997 e, desde então, a Petrobras passou a analisar métodos de operação mais viáveis que se adequassem à região. O trecho total do duto, previsto para ser inaugurado ainda este ano, é de 662 quilômetros. “Tivemos que pensar em soluções para os diversos problemas que encontramos no meio do caminho. Havia a época das inundações e a das vazantes. Além disso, o solo continha muita matéria orgânica”, afirma.

 

Na apresentação do projeto, o gerente da Petrobras ressaltou que a obra envolveu um total de nove mil funcionários. “Nosso maior desafio passar a trabalhar com os equipamentos sobre a lâmina d’água e não nas vazantes, como vinha sendo feito até então”. 

 

‘Tatuzão’ aumenta velocidade de escavação

 

As vantagens e desvantagens da escavação convencional e da mecanizada para a instalação de dutos em topografias acidentadas foram destacadas hoje durante sessão técnica na sétima edição da Rio Pipeline 2009, no Rio de Janeiro.

 

Dados mostram que a escavação mecanizada tem sido hoje a principal aliada quando o assunto é escavação de túnel. De acordo com os estudos técnicos feitos por profissionais da Petrobras, a escavação mecanizada, que utiliza uma máquina conhecida como tatuzão, tem sido bastante eficaz.

 

Já a escavação convencional, caracterizada por ciclos, tem características diversas em função de como o solo se apresenta. De acordo com os pesquisadores da Petrobras, a única vantagem deste método é que ele se adapta a qualquer tipo de solo, mas os túneis têm que ser de curta distância.

 

O risco para os trabalhadores continua existindo, já que há a utilização de explosivos. Além disso, esta é uma técnica com resultados variáveis, o que não permite controle rígido de gastos e de cronograma.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20