Evento

Petrobras reúne 22 estatais de petróleo em fórum no Rio

Os temas do 3º Fórum de Estatais do Petróleo foram Desenvolvimento Sustentável, Gás Natural e Cooperação e Integração entre estatais do petróleo.

Redação
26/04/2005 03:00
Visualizações: 92

O 3º Fórum de Estatais do Petróleo, aberto nesta segunda-feira (25/04) no Hotel Copacabana Palace, reúne as 22 maiores empresas do setor, no Rio de janeiro. Os três temas abordados na reunião são Desenvolvimento Sustentável, Gás Natural e Cooperação e Integração entre estatais.
Em seu discurso de abertura do evento, o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, ressaltou que o trabalho de aproximação entre as estatais não deverá esgotar-se nestas sessões de debates. "Esperamos que ele (o Fórum) contribua para fortalecer o estreitamento  das relações entre as empresas estatais de petróleo e gás. O aperfeiçoamento do fórum requer a criação de mecanismos que dêem seqüência ao processo de contínua aproximação e interação entre as estatais, compartilhando experiências e desenvolvendo ações de interesse comum", disse Dutra.
Entre os sub-temas, envolvendo a cooperação entre estatais, estão em destaque pesquisa e desenvolvimento tecnológico; parcerias entre estatais; e recursos humanos.
Sobre o desenvolvimento sustentável, Dutra comentou ainda que: "As demandas sociais, as pressões ambientalistas e o consumo crescente de energia, para a construção de um mundo com melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações, vão moldando, aos poucos, uma nova matriz energética mundial".
Durante o 2o Fórum, em outubro de 2003, em Stavanger, na Noruega, a Petrobras propôs sediar a terceira edição. A companhia tomou esta iniciativa por acreditar que este encontro de empresas  estatais de petróleo e gás, iniciado pela Sonatrach, em 2002, na Argélia, tem o poder de pavimentar os caminhos para estabelecimento e a consolidação de relações frutíferas entre as nossas empresas, contribuindo, também, para as relações entre os nossos governos.
"Com  a  iniciativa  de  criar  um  fórum  como  este,  as estatais do petróleo,  donas de aproximadamente 80% das reservas de todo o petróleo e gás  encontrado  no  mundo,  dão um enorme passo no sentido de participar pró-ativamente da discussão dos maiores problemas e desafios da indústria de petróleo e gás", comentou o executivo.
Participam do 3º Fórum  as seguintes empresas estatais de petróleo: ADNOC, de Abu Dhabi; ANCAP, do Uruguai; CNPC - China National Petroleum Corporation, da China;CUPET - Cubapetroleo, de Cuba; ECOPETROL, da Colômbia;ENARSA - Energia Argentina Sociedade Anônima, da Argentina; INOC, do Iraque; KPC - Kuwait Petroleum Company, do Kwait; NIOC, do Irã; NNPC, da Nigéria; ONGC, da Índia; PDVSA, da Venezuela; PETROBRAS, do Brasil; PETRONAS - Petroliam Nasional Berhad, da Malásia; PETROSA, África do Sul; PETROTRIN, Trinidad e Tobago; QP - Qatar Petroleum, do Qatar; SAUDI ARAMCO, da Arábia Saudita; SINOPEC, da China; SONANGOL, de Angola; SONATRACH, da Argélia; STATOIL, da Noruega.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20