Um vazamento de gás provocou a parada da plataforma P-51, operada pela Petrobras na Bacia de Campos (RJ). Segundo a estatal, o acidente ocorreu durante a despressurização da planta de processo da plataforma. A despressurização era um preparativo à parada de manutenção prevista para a P-51.
De acordo com a estatal, uma vez verificado o vazamento, a empresa adotou os procedimentos previstos e não houve danos humanos, ambientais ou às instalações. O gás vazou de um furo em uma das linhas da plataforma.
A Petrobras informou que o reparo à linha danificada será feito antes do retorno à produção. Entre o fim de janeiro e meados de fevereiro deste ano, a Petrobras já havia registrado três vazamentos de petróleo nas bacias de Campos e Santos (SP).
A P-51 é a primeira plataforma semissubmersível construída totalmente no Brasil, e entrou em operação em janeiro de 2009, dando início a produção do poço MLS-99 do Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. Instalada em lâmina d’água de 1.255 metros e a 150 km da costa de Macaé, a unidade tem capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia, e capacidade para comprimir seis milhões de metros cúbicos de gás.