Merchants

Petrobras quer o fim da contribuição de contingência para El Paso

A Petrobras notificou formalmente à El Paso Rio Claro Ltda. e à El Paso Rio Grande Ltda., operadoras da termelétrica Macaé Merchant o desejo de iniciar imediatamente entendimentos visando terminar ou reduzir a "contribuição de contingência" que vem pagando à termelétrica. Por enquanto a not

Redação
07/01/2005 02:00
Visualizações: 151 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras notificou formalmente à El Paso Rio Claro Ltda. e à El Paso Rio Grande Ltda., operadoras da termelétrica Macaé Merchant o desejo de iniciar imediatamente entendimentos visando terminar ou reduzir a "contribuição de contingência" que vem pagando à termelétrica. Por enquanto a notificação e a negociação seguem os termos do contrato em vigor, mas a Petrobras informa que, se não houver uma resolução amigável em 30 dias, iniciará um processo judicial.
O objetivo da estatal é suspender o pagamento da contribuição de contingência, que deveria ser eventual, mas tornou-se permanente devido ao novo modelo do setor elétrico. A companhia informou sua proposta aos financiadores do referido projeto, International  Finance Corporation (IFC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) eOverseas Private Investment Corporation (OPIC).
Em nota a Petrobras argumenta que na medida em que as premissas e parâmetros que determinaram os contratos se alteraram, o resultado do contrato também perdeu suas caracterísitcas. "Os pagamentos contingenciais perderam sua característica essencial de imprevisibilidade, tornando-se permanentes em prejuízo exclusivo da Petrobras", se lê na nota.
A Petrobras informa que a companhia entende, conforme seu próprio corpo jurídico e consultorias externas contratadas especificamente para o assunto, haver, diante dessa condição de desequilíbrio, amparo na legislação vigente para sua proposta de negociação e/ou solução feita de acordo com procedimento contratual expresso.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22