Negócios

Petrobras negocia com Vale transporte de produção da Premium I

Estadão
02/12/2010 16:36
Visualizações: 137
A Petrobras e a Vale estão negociando um acordo para o transporte ferroviário da produção da refinaria da estatal no Maranhão, a Premium I, partindo do Norte/Nordeste para o Centro-Oeste, informou o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. A primeira unidade da refinaria, que terá capacidade para processar diariamente 300 mil barris de petróleo, está prevista para entrar em operação no final de 2014.


"Vamos substituir os caminhões, porque não faria sentido consumir diesel para transportar diesel", disse Costa a jornalitas após palestra em evento sobre o pré-sal. Apesar de também serem movidos a diesel, o consumo proporcional nos trens seria bem menor, e na Vale as locomotivas adotam uma mistura de 20 por cento de biodiesel. Ainda sem detalhes sobre a parceria, Costa informou que a sinergia com a Vale se deve ao transporte de soja no percursso contrário (Centro-Oeste direção Norte/Nordeste). Segundo ele, a mineradora volta com os vagões vazios. "Na volta agora virá com combustíveis para o Centro-Oeste", afirmou.


Costa disse que apesar de terem sido pensadas inicialmente para exportação, após suprirem o mercado interno, as novas refinarias Premium que estão sendo construídas --a do Maranhão, com capacidade para 600 mil b/d em duas fases; e a do Ceará, a Premium II, para 300 mil b/d-- poderão ter que se voltar mais para o mercado brasileiro. A produção das duas unidades será principalmente de diesel, combustível que atualmente onera a balança comercial do Brasil.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20