Biodiesel

Petrobras Biocombustível mobiliza agricultores familiares no Piauí

A Petrobras Biocombustível, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, promoveu nesta quarta-feira (21/10) o Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010. O evento reuniu produtores de oleaginosas do Piauí e suas entidades representativas.

Agência Petrobras
22/10/2009 11:22
Visualizações: 157

A Petrobras Biocombustível, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, promoveu nesta quarta-feira (21/10) o Encontro de Mobilização para a Safra 2009/2010. O evento reuniu produtores de oleaginosas do Piauí e suas entidades representativas. Este é o terceiro encontro de uma série. O primeiro foi Montes Claros (MG) e o segundo, em Irecê (BA). O objetivo destes eventos é incentivar os agricultores familiares das regiões de atuação da empresa a produzir oleaginosas, como mamona e girassol, dentro do programa de suprimento de matéria-prima para a produção de biodiesel.

 

Segundo o diretor de Suprimento Agrícola da Petrobras Biocombustível, Jânio Rosa, a produção de biodiesel inclui os agricultores familiares na agenda energética do século XXI. "Hoje, no Piauí, existem cerca de 417 contratos para plantação de oleaginosas. Até a próxima safra teremos um aumento significativo, chegando a mais de dois mil”, informou o diretor, destacando ainda o convênio firmado com o Banco do Brasil que viabiliza condições de acesso do agricultor ao crédito.

 

O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marco Antônio Leite, coordenador de Biocombustíveis da Secretaria da Agricultura Familiar, falou da importância da distribuição das sementes certificadas, por parte da Petrobras, em tempo para a próxima safra. “Esta é uma boa notícia aos agricultores”, comentou.

 

Já o governador do Piauí, Wellington Dias, reafirmou a parceria com a Petrobras e o Ministério do Desenvolvimento Agrário para garantir o preço mínimo de mercado nos contratos com o agricultor.

 

A Petrobras Biocombustível desenvolve um programa para estimular o mercado agrícola regional, envolvendo a agricultura familiar. Fazem parte das ações - detalhadas no encontro - a prestação de assistência técnica, o fornecimento de sementes certificadas e a logística para transporte da produção.

 

A empresa também firma contratos - com prazo de cinco anos - que são negociados junto às entidades de classes dos agricultores familiares. A compra da produção também é assegurada, sempre a preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), caso se apresentem mais vantajosos ao produtor.

 

Aquisição de grãos – Em paralelo ao incentivo à produção, a Petrobras Biocombustível iniciou a compra de grãos produzidos pelos agricultores na última safra. E foi no Piauí que ocorreu o primeiro recorde de compra individual: um único agricultor alcançou a produção de 10.882 kg de mamona descascada em 9 hectares, atingindo uma produtividade de 1.209 kg/ha. Este foi o maior volume por produtor da região de abrangência da Usina de Biodiesel de Quixadá, que engloba o Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20