Mercado

Petrobras arrenda 80% dos navios-sonda

<P>A Petrobras arrendou cerca de 80% dos navios-sonda disponíveis no mercado mundial com a maior capacidade de prospecção em grandes profundidades, a fim de explorar perspectivas como a do campo de Tupi, a maior descoberta de petróleo do hemisfério Ocidental nos últimos anos.</P><P>A estatal e...

Folha de S.Paulo
15/05/2008 21:00
Visualizações: 502

A Petrobras arrendou cerca de 80% dos navios-sonda disponíveis no mercado mundial com a maior capacidade de prospecção em grandes profundidades, a fim de explorar perspectivas como a do campo de Tupi, a maior descoberta de petróleo do hemisfério Ocidental nos últimos anos.

A estatal está alugando navios-sonda com capacidade de prospectar em camada de água de pelo menos 3.000 metros, disse o presidente da empresa, Sergio Gabrielli, em entrevista na semana passada.

Segundo a Rigzone.com, que monitora o setor de prospecção em águas profundas, há 21 desses navios no mundo.

A demanda insaciável da empresa está obrigando petrolíferas como a Exxon Mobil e a BP a pagar mais na disputa pelas unidades restantes, disseram Kjell Erik Eilertsen e Truls Olsen, analistas da Fearnley Fonds AS, de Oslo (Noruega). As exploradoras que não têm navios-sonda contratados poderão ter de adiar projetos ou pagar aluguéis de mais de US$ 600 mil por dia.

As principais empresas de petróleo estão contra a parede, uma vez que a Petrobras se apropriou agressivamente de parte significativa da capacidade em termos de navios-sonda, disse Omar Nokta, diretor de pesquisa marítima da Dahlman Rose & Co., de Nova York.

A Petrobras está negociando o aluguel de até 17 outros navios-sonda para averiguar o campo de Tupi e os circunvizinhos, disse Bill Herbert, analista da Simmons & Co. International, de Houston (Texas).

Pela metade

A Petrobras já completou a prospecção de metade da profundidade do campo de Carioca e precisará de mais tempo para determinar seu porte, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Carioca é parte da nova região brasileira da camada pré-sal, área petrolífera coberta por até 2.000 metros de água e até 4.000 metros abaixo do fundo do mar. Ela abriga também o campo de Tupi, que detém até 8 bilhões de barris.

Apenas 15 poços foram perfurados na região de pré-sal pela Petrobras e por empresas como Exxon Mobil e Royal Dutch Shell, disse Lobão.

Terminal em São Luís

A Petrobras e a portuguesa Galp Energia SGPS pretendem construir um terminal em São Luís (Maranhão) para importar gás natural liqüefeito (GNL) da Venezuela. O terminal, que vai regaseificar o GNL, ajudará a desenvolver a demanda pelo combustível no Nordeste brasileiro, cuja economia vem crescendo, disse o ministro.

Se a demanda pelo combustível aumentar, poderá se formar o interesse necessário para a construção do projetado Grande Gasoduto do Sul, de US$ 20 bilhões e capacidade de transportar 150 milhões de metros cúbicos por dia -um duto de gás natural ligando Venezuela, Brasil e outros países da América do Sul proposto pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez-, disse Lobão.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.