Leilão

Petrobras arremata 26 blocos no Golfo do México Americano

A Petrobras arrematou 26 blocos no leilão (Lease Sale 205) promovido, em 3 de outubro, pelo Minerals Management Service (MMS), órgão regulador dos Estados Unidos para atividades no mar. Com a aquisição, a companhia ficou posicionada entre as 10 concorrentes com o maior número de propostas venc

Petrobras
05/10/2007 03:00
Visualizações: 277
Este valor foi oferecido pelos blocos localizados na região central e leste do Golfo do México, num dos mais competitivos leilões já experimentados na região.Compareceram ao certame 73 companhias de óleo e gás, que concorreram por blocos, sobretudo os localizados em águas profundas e ultraprofundas.

Dos 26 blocos, a Petrobras assegurou 100% de participação em 20 blocos e a condição de operadora. Os demais 6 blocos foram arrematados em parceria com a empresa americana Devon Energy, dos quais 2 serão também operados pela Petrobras e quatro pela sócias. As participações serão compartilhadas com 50% para cada uma.

De acordo com as regras do leilão, o MMS ainda precisa confirmar as propostas vencedoras. Confirmados esses blocos, eles serão incorporados à carteira de projetos exploratórios da Companhia, totalizando 338 blocos, dos quais 200 operados pela Petrobras.

A exemplo do leilão realizado em agosto de 2007, quando arrematou 34 blocos, a Petrobras buscou consolidar a sua posição nas áreas que são o foco de suas atividades no Golfo do México, com destaque para as águas profundas e ultraprofundas nos quadrantes Walker Ridge, Mississipi Canyon, Green Canyon, Garden Banks, Keathley Canyon e Lloyd Ridge, permitindo a ampliação do seu quadro de prospectos exploratórios de qualidade.

A participação no Lease Sale 205 está alinhada ao Plano Estratégico da Petrobras, que prevê forte crescimento internacional com investimentos em áreas prioritárias, entre elas o setor americano do Golfo do México. Com esse resultado, a Petrobras - acompanhando o modelo da indústria de óleo e gás - demonstra, mais uma vez, que está disposta a competir e investir em todos os ambientes que sejam simultaneamente promissores ao uso das suas tecnologias e dos seus conhecimentos, e ainda que ofereçam segurança e atratividade para investimentos. Assim, reforça sua posição como uma das líderes na exploração em águas profundas e ultraprofundas no Golfo do México, onde está associada a outras empresas petrolíferas.

A Petrobras tem participações em três das mais importantes descobertas nos reservatórios do Terciário Inferior na região, nos campos de Cascade, Chinook e Saint Malo, localizados no Quadrante Walker Ridge. Os campos de Cascade e Chinook são operados pela Petrobras, que será a empresa pioneira, tanto na produçãol desse reservatório em águas ultraprofundas, como na utilização de uma plataforma do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading), cujo início da produção é estimado para 2010. Os principais contratos, necessários à implantação dos projetos de desenvolvimento da produção desses campos, serão assinados ainda em 2007.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.