<P>O Governo do Estado já está reservando, nos seus planos de expansão do Porto do Pecém, uma área que poderá ser utilizada, futuramente, para a construção de um estaleiro. A informação foi dada ontem pelo governador Cid Gomes, no Porto do Pecém, após o evento em que foi assinado o proto...
Diário do Nordeste - CEO Governo do Estado já está reservando, nos seus planos de expansão do Porto do Pecém, uma área que poderá ser utilizada, futuramente, para a construção de um estaleiro. A informação foi dada ontem pelo governador Cid Gomes, no Porto do Pecém, após o evento em que foi assinado o protocolo para a construção da refinaria no Ceará.
´Eu estou projetando. Já discuti isso com a ministra Dilma [Casa Civil] e com o Pedro Brito [Portos] a ampliação do Porto do Pecém, que vai precisar para siderúrgica, pra refinaria, pra Transnordestina. E uma área que a gente está reservando como coisa futura, pra investimentos privados, na possibilidade de um investimento privado, é o estaleiro no prolongamento do porto´, afirmou o governador.
Segundo ele, a opção por este espaço se dá pelo fato de que, para a construção de um estaleiro de grande porte, é preciso ter calado, profundidade no mar, o que não se encontra na costa cearense.
A possibilidade de o Estado vir a trazer um equipamento destes foi informada ontem, com exclusividade ao Diário do Nordeste, pelo presidente da Petrobras Transportes S/A (Transpetro), Sérgio Machado. Até então, essa possibilidade vinha sendo descartada pela falta de condições geográficas favoráveis no Estado.
Usina nuclear
O governador também informou o seu interesse em captar também uma usina nuclear para o Estado. A estatal Eletronuclear irá construir mais duas novas usinas deste tipo, uma no Nordeste e outra no Sudeste. A escolha pelo estado nordestino começará a ser feita em outubro.
Cid Gomes, entretanto, não se mostrou muito certo da possibilidade de o Ceará angariar mais este empreendimento.
´Eu já formalizei dizendo de nossa disponibilidade. Não estou ansiando por isso. mas se houver a necessidade de que o Ceará seja um dos estados para abrigar, nós estamos à disposição´, afirmou.
Os estados de Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco também já mostraram interesse em receber a nova usina.
Fale Conosco