Afirmação é do ex-presidente da Petrobras, José Gabrielli.
Valor Online
A PDVSA, companhia de petróleo de Venezuela, não vai mais participar da sociedade da refinaria Abreu e Lima, que está em construção em Pernambuco, afirmou o ex-presidente da Petrobras e atual secretário de planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli.
“A PDVSA está fora da refinaria. A PDVSA não participou do negócio. Ela tinha uma declaração de intenções de assumir 40% da refinaria, mas ela não colocou nada. A Petrobras construiu 100% da refinaria. Ela não colocou recursos, portanto, está fora. A usina já está em fase de conclusão”, disse Gabrielli, em entrevista ao 'Valor'.
Uma novela ronda a participação da PDVSA na refinaria Abreu e Lima. Em maio, a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que a refinaria seria concluída com ou sem a participação da estatal venezuelana. À época, Graça teve um encontro com o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e disse que tratou do assunto e que gostaria de ter a PDVSA como sócia. “Seria realmente bom que a PDVSA viesse. Mas estamos fazendo a refinaria, independentemente da PDVSA”, disse Graça, após participar de uma audiência na Câmara.
A obra está atrasada. Até maio, o projeto tinha 75% de execução entregue. No ano passado, Graça Foster chegou a reconhecer que a companhia cometeu erros na execução das obras da refinaria, entre eles, problemas nos estudos de viabilidade econômica do empreendimento. A Petrobras trabalha com a meta de colocar a unidade em operação a partir de novembro de 2014, com três anos de atraso.
Fale Conosco
22