Construção Naval

PDVMarina e Transpetro poderão ter concorrências simultâneas

Missão fluminense propôs à empresa de navegação da estatal venezuelana PDVSA que sincronize calendário de licitação para construção de petroleiros com o da subsidiária da Petrobras. No Rio, a ministra Dilma Rousseff divulga detalhes da criação da Petrosul.


11/05/2005 03:00
Visualizações: 96

A PDVMarina, empresa de navegação da estatal venezuelana PDVSA, estuda a possibilidade de sincronizar o cronograma de sua concorrência para construção de 42 navios petroleiros com o calendário da licitação da Transpetro, da Petrobras. A proposta foi apresentada em 26 de abril à direção da PDVSA pela missão composta por representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e de entidades do setor, como Sinaval, Syndarma e Abeam.

As concorrências da Transpetro e da PDVMarina guardam muitas semelhanças, a começar pelo número exato de embarcações. A estatal venezuelana pretende encomendar praticamente os mesmos tipos de navios incluídos no processo da empresa de transporte da Petrobras, que abrange navios do tipo panamax, produtos e GLP. A comissão de licitação da Transpetro, que atualmente conduz a fase de pré-qualificação dos concorrentes, espera anunciar os nomes dos construtores dos 22 primeiros navios até o final do ano.

O subsecretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Alceu Souza, explica que o objetivo da proposta apresentada na Venezuela é garantir maior competitividade aos estaleiros fluminenses. "Na medida em que os estaleiros passam a contar com uma demanda desse porte, ganham escala e, conseqüentemente, oferecem preços e condições mais competitivos", avaliou Souza.

Na visita ocorrida em Caracas, o contato entre as entidades brasileiras do setor naval e a direção da PDVMarina ocorreu no grupo temático que tratou de construção naval. Também foram discutidos projetos nos setores offshore (para a construção de plataformas), navegação (que tratou de acordos marítimos) e refino. "De todos os 14 convênios assinados recentemente entre os governos do Brasil e da Venezuela, esse é o que tem mais chances de se concretizar primeiro", afirmou o subsecretário fluminense.

O Brasil disputa a concorrência venezuelana com a China, a Argentina e a Espanha. No caso argentino, as negociações estão sendo feitas com o estaleiro Río Santiago, para dois navios, e espanhol Izar já iniciou conversações para o projeto de outra embarcação. "Devido ao volume de encomendas, os estaleiros chineses não têm condições de entregar projetos novos de antes de 2009. A Argentina sofre com problemas de capacidade. Talvez os maiores competidores sejam os estaleiros espanhóis, que, além de serem capazes, são de um país com laços históricos com a Venezuela", disse Alceu Souza.

INTEGRAÇÃO REGIONAL - A proposta vai ao encontro da proposta de criação da Petrosul, assinada nesta terça-feira em Brasília (10/05) entre os ministros da área de energia da Argentina, Venezuela e Brasil. O projeto consiste na criação de um fórum político de ministros da área de energia dos três países que funcionará como uma junta de ministros com o objetivo de coordenar políticas na área de energia, abrangendo combustíveis, eletricidade, eficiência energética e cooperação tecnológica. O Petrosul se reunirá duas vezes por ano, podendo se encontrar uma vez por mês em caráter extraordinário.

"Poderá haver a demanda por equipamentos e serviços para plataformas e navios e quem atende prioritariamente são os países da América Latina", exemplificou a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, durante o XVII Fórum Nacional, ocorrido na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio. "Isso pode ensejar inclusive que o gás descoberto eventualmente na Venezuela seja comercializado uma parte aqui, porque pode incentivar a liqüefação do gás natural no Brasil. Pode também usar a infra-estrutura do Brasil para atingir a Argentina. Se começa então a olhar a matriz energética com um olho de integração e não com um olho exclusivo do país".

A ministra informou que o grupo deverá iniciar o processo de criação da Petrosul entre junho e julho entre os presidentes dos três países. "São ações comuns mas não implica em interferências internas nos países", ressaltou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20