Japão

Operadora promete controlar crise nuclear até o fim do ano

A operadora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, Tokyo Electric Power (Tepco), informou ontem (17) que precisará de nove meses para controlar a crise nuclear originada após o terremoto seguido de tsunami do dia 11 de março. Em entrevista coletiva em Tóquio, o presidente da Tepco, Tsunehisa Kat

Agência Brasil
18/04/2011 13:51
Visualizações: 144
A operadora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, Tokyo Electric Power (Tepco), informou ontem (17) que precisará de nove meses para controlar a crise nuclear originada após o terremoto seguido de tsunami do dia 11 de março. Em entrevista coletiva em Tóquio, o presidente da Tepco, Tsunehisa Katsumata, explicou que a companhia precisará de três meses para conter os vazamentos e de nove para resfriar totalmente os reatores.


Enquanto isso, o plano é permitir às famílias evacuadas do entorno da usina que voltem às suas casas o mais rápido possível. "Pedimos sinceras desculpas pelo transtorno. Estamos fazendo o possível para evitar que a crise piore", afirmou Katsumata.


Na sexta-feira, a medição dos níveis de radiação no mar próximo do reator número 2 da usina registrou 6,5 mil vezes o limite legal, 1,1 mil vezes além do limite legal medido apenas um dia antes. O registro gerou preocupação com a possibilidade de um novo vazamento na estrutura. Desde o início do desastre, os técnicos estão impossibilitados de entrar nos edifícios dos reatores.


Hoje, a empresa enviará dois robôs controlados por controle remoto para os edifícios a fim de medir o nível de radiação e a temperatura na parte interna. Os robôs são controlados por um joystick como os de videogames e podem realizar tarefas como limpeza de detritos, demolição e teste de radiação.


O repórter da BBC Roland Buerk, que está em Tóquio, disse que a prioridade absoluta da Tepco é interromper o vazamento de água radioativa para o Oceano Pacífico. Entretanto, não se sabe se nove meses serão suficientes para a empresa resfriar os reatores afetados em Fukushima, ressaltou Buerk.


O governo japonês tem pressionado a Tepco a liberar um cronograma de resolução da crise, agora classificada no mesmo nível de gravidade que o desastre de Chernobyl, em 1986.


Analistas estimam que a conta de recuperação pode chegar a US$ 300 bilhões – o desastre mais caro da história –, mas o governo japonês considera o valor exagerado.


Na última sexta-feira (15), a Tepco anunciou que começará a indenizar moradores que tiveram de deixar suas casas ou ficar trancados em casa por conta da crise nuclear.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20