acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Coppe/UFRJ

O Valor do Mar é tema de Aula Inaugural da Engenharia Oceânica da Coppe, no dia 18/03

14/03/2019 | 15h42

O professor da Coimbra Business School, Miguel Marques, proferirá a Aula Inaugural do Programa de Engenharia Oceânica (Peno) da Coppe/UFRJ, dia 18 de março, às 10 horas, sobre “O valor do mar – uma visão integrada dos recursos do oceano do Brasil”. Aberto ao público, o evento será realizado no auditório do Peno, no Centro de Tecnologia da UFRJ, bloco C, sala 208, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Na ocasião, será lançado o livro de título homônimo ao da palestra, no qual são apresentados modelos de desenvolvimento sustentável dos recursos do mar já implantados por países da Europa, América do Norte e Ásia. Organizado pelo professor Miguel Marques, o professor da Escola de Guerra Naval, André Panno Beirão, e o jornalista Rogério Raupp Ruschel, o livro conta com entrevistas dos professores de Engenharia Oceânica da Coppe Floriano Pires e Segen Estefen; do diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe, professor Fernando Rochinha; e de pesquisadores de várias instituições.

A obra editada pela Essential Idea destaca a importância dos oceanos para os brasileiros em todas as suas dimensões – social, econômica, cultural, histórica, ambiental, científica, estratégica e geopolítica. Também propõe uma reflexão sobre a necessidade do país ter um projeto de desenvolvimento sustentável dos recursos do mar.

Sobre Miguel Marques

Formado em Economia pela Universidade do Porto, Miguel Marques é membro do Conselho Superior do Centro de Estudos Estratégicos da Marinha Portuguesa, professor visitante da Coimbra Business School, Membro Correspondente da Academia de Marinha na Classe Artes, Letras, tendo sido condecorado com a Medalha da Cruz Naval de Primeira Classe.

Líder do Centro de Excelência Global da PricewaterhouseCoopers (PwC) Portugal para os assuntos do mar, criou os projetos LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar, e o MAREECOFIN – PwC Economia e Finanças do Mar, um fórum dedicado à construção de pontes entre promotores de projetos para o mar e entidades financeiras. É rapporteur do Observatório da Cooperação na Economia do Mar, entidade presidida pela Confederação Empresarial de Portugal, que visa o fomento da cooperação entre entidades da economia do mar.

Serviço

O valor do mar – uma visão integrada dos recursos do oceano do Brasil

Data: 18 de março

Horário: 10 horas

Local: Auditório do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe – Centro de Tecnologia, na Av. Horácio Macedo, 2030, Bloco C, sala 208, Cidade Universitária.

Informações: www.coppe.ufrj.br/planeta-coppe-noticias



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar