Usina de Belo Monte

Novo diretor do Ibama prevê licenciamento para 2010

Jornal do Commercio
04/12/2009 12:20
Visualizações: 120
O novo diretor de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Pedro Bignelli, disse nesta quinta-feira que o cenário mais provável para a conclusão do licenciamento da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), é que a licença seja liberada com condicionantes em janeiro de 2010.


"Trabalhamos com três cenários: negar a licença, dar a licença sem exigir nada ou dar a licença com condicionantes. O mais provável é o sim, a licença, com condicionantes, e em janeiro. Esse é o nosso horizonte otimista", disse Bignelli em sua primeira entrevista como diretor do Ibama. Ele foi nomeado para o cargo para substituir Sebastião Custódio Pires.


Bignelli adiantou algumas exigências que deverão ser feitas ao futuro empreendedor para viabilizar a obra do ponto de vista ambiental. Entre elas deverá estar a exigência de se manter uma vazão mínima de água na parte do rio conhecida como Volta Grande do Xingu. Outro ponto que deverá ser exigido é a construção de um pequeno elevador para que as pequenas embarcações que transitam pela região possam transpor a barragem.


O ex-coordenador geral de Infraestrutura de Energia Elétrica do Ibama, Leozildo Tabajara da Silva Benjamin, confirmou nesta quinta-feira que um dos motivos que o levaram a pedir demissão do cargo foi a pressão interna do governo para a emissão da licença.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20