acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Produtos e Serviços

Nova edição do pequeno manual prático de instalações elétricas em atmosferas explosivas

19/07/2010 | 12h43
A ABPEx (Associação Brasileira para Prevenção de Explosões) esta lançando a quarta edição do
pequeno manual prático de instalações elétricas em atmosferas explosivas. Com este novo trabalho, a entidade vai dar continuidade a seu projeto institucional na área elétrica, que tem como um dos seus principais objetivos a desmistificação do tema atmosferas explosivas que, durante décadas, foi tratado com muitos tabus e misticismos.


Estas instalações representaram significativos desafios ao pessoal envolvido na identificação dos riscos, no projeto, no detalhamento, instalação e montagem, em decorrência da implementação, por muitos anos, de empreendimentos industriais baseados em normas específicas dos países de origem destes fornecimentos, ou seja, sem Normas nem Legislação nacional vigente.

 
Na medida em que a Normalização Brasileira foi sendo emitida, com base no Acordo ABNT/ISO/IEC, e a Legislação determinou sua utilização, a ABPEx identificou a necessidade de publicar um Manual de Bolso incluindo estas bases legais e normativas, bem como instruções para facilitar sua compreensão e utilização de forma prática e comparativa, objetivando reverter  os princípios errôneos que vinham tradicionalmente sendo considerados.


O interesse de projetistas elétricos, de instrumentação, instaladores, pessoal de segurança, manutenção, seguros, etc., foi tão grande que já foram distribuídos gratuitamente milhares de exemplares aos mais variados setores que lidam com tais ambientes, em todo o território nacional.
 

A 4ª edição do manual deverá incluir:
- atualização das normas técnicas, conforme revisões publicadas pela IEC/ABNT;
- inclusão das novas normas publicadas após a Edição anterior, com destaque para a identificação do EPL – Equipment Protection Level, Classificação de Áreas por Poeiras Combustíveis, desempenho de Detectores de Gás, a proteção a poeiras por invólucro, bem como
- matérias adicionais sobre Dissipação de Cargas Estáticas, Calendário de Cursos, Treinamentos modulados para cada Perfil Profissional, o IECEx Scheme na Certificação de Profissionais, etc.


Segundo Haroldo Kenji Takigami, engenheiro da ABPEx, a praticidade e a utilidade deste pequeno, porém valioso manual, tem sido conhecido e muito apreciado no meio. "É um manual simples, e é esta simplicidade que o torna um instrumento de fácil consulta, onde podemos buscar respostas rápidas a muitas questões relativas ao assunto", aponta Haroldo. De acordo com o executivo, o manual deverá ser publicado ainda neste segundo semestre.


Os interessados pela publicação devem entram em contato através: edson.adm@abpex.com.br ou pelo Tel. (11) 5071.1324.


Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar