PD&I
Chamada apoiará projetos de inovação tecnológica e energia sustentável em cooperação entre empresas dos dois países.
Redação TN Petróleo/Assessoria Finep
O Conselho de Pesquisa da Noruega (SINTEF) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil, lançam hoje, na November Conference, a divulgação preliminar de uma nova chamada conjunta de financiamento à pesquisa entre Noruega e Brasil, voltada ao apoio de projetos desenvolvidos em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas.
Lars-Erik Walle, assessor sênior da SINTEF, e Maurício Alves Syrio, superintendente da Diretoria de Investimentos da Finep, apresentarão a chamada, que tem como foco promover a pesquisa e a inovação tecnológica em energia e transporte marítimo sustentável. A iniciativa conta com instrumentos de fomento em ambos os países e representa mais um passo na consolidação da parceria científica e tecnológica entre Noruega e Brasil. Esta será a 5ª chamada conjunta entre o Conselho de Pesquisa da Noruega e a Finep, e está vinculada ao acordo de cooperação entre o MCTI, no Brasil, e os Ministérios da Educação e Pesquisa (KD) e de Energia (ED), na Noruega.
A 12ª edição da November Conference, dedicada à transição energética e à inovação sustentável, é organizada pela Innovation Norway, Consulado-Geral da Noruega no Brasil e Universidade de Oslo, junto a uma rede de instituições de pesquisa dos dois países. O evento antecede a COP 30, em Belém, e antecipa algumas das discussões que orientarão a agenda da economia de baixo carbono.
O programa reúne representantes de universidades, centros de pesquisa, empresas e governos de ambas as nações. O painel de abertura contará com Per Sogge (Ministério de Energia da Noruega), Suzana Kahn Ribeiro (COPPE/UFRJ), Thiago Ivanoski (EPE), Julio Leite (Petrobras), Tobias Alvarenga (DNV), Andrea Achoa (Equinor) e Morten Dæhlen (Universidade de Oslo).
Ao longo de três dias, o evento contará com mais de 15 sessões temáticas sobre energia solar, eólica offshore, hidrogênio, bioenergia, captura e armazenamento de carbono (CCS) e inteligência artificial aplicada ao setor energético. As sessões serão conduzidas por universidades norueguesas — Universidade de Oslo (UiO), Universidade de Bergen (UiB), NTNU e Universidade do Sudeste da Noruega (USN) — em parceria com instituições brasileiras como UFRJ, UNICAMP, PUC-Rio, FGV, UFBA, UERJ, UNIRIO e COPPE.
Executivos e pesquisadores de organizações como Scatec, Statkraft, Aker Solutions, SINTEF, EMBRAPII, Finep, ANP e Euraxess também participarão, reforçando o caráter bilateral e multissetorial da conferência.
Reconhecida como um dos principais espaços de diálogo entre academia, indústria e governo sobre pesquisa e inovação em energia, a November Conference reafirma a liderança de Brasil e Noruega em inovação energética, antecipando os debates da COP 30 e fortalecendo o compromisso conjunto com uma transição energética justa, inovadora e colaborativa.
Fale Conosco