A Nexans, indústria de cabos, acaba de anunciar um contrato de 26 milhões de euros com a Empresa Brasileira de Transmissão de Energia S/A (EBTE), pertencente ao Grupo Alupar, para a construção de cinco novas linhas de transmissão de energia no estado do Mato Grosso.
Redação/AssessoriaA Nexans, indústria de cabos, acaba de anunciar um contrato de 26 milhões de euros com a Empresa Brasileira de Transmissão de Energia S/A (EBTE), pertencente ao Grupo Alupar, para a construção de cinco novas linhas de transmissão de energia no estado do Mato Grosso.
A iniciativa prevê o fornecimento de 2.350 km de cabos de alumínio liga de 230 kV, que serão produzidos na fábrica do grupo localizada no município de Lorena, interior de São Paulo.
O objetivo da obra é possibilitar o escoamento de energia elétrica dos diversos projetos de geração que serão implantados no estado, contribuindo para o desenvolvimento da região e para o aumento da capacidade energética do País. O novo sistema de transmissão será formado pelas linhas Juba – Maggi , Maggi – Juina , Maggi – Parecis, Nova Mutum – Sorriso e Sorriso – Sinop, situadas no noroeste do Mato Grosso.
Para a implantação dos 775 km de linhas de transmissão de energia, serão fabricados condutores de alumínio liga (CAL), mais leves e resistentes à corrosão que os cabos convencionais, ideais para estruturas aéreas. O uso do cabo tipo CAL vai contribuir para a redução do número de torres de transmissão em 8%.
"Esse projeto é um excelente exemplo da capacidade da Nexans em utilizar-se da sua vasta linha de condutores para fornecer a solução ideal, satisfazendo as necessidades técnicas e os cronogramas de entrega do cliente", afirma Jorge Tagle, vice - presidente executivo da Nexans para a América do Sul.
A EBTE foi a ganhadora do leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a construção e exploração do sistema de transmissão de energia elétrica no estado do Mato Grosso. A entrega das obras está programada para o segundo semestre de 2009, enquanto a EBTE prevê iniciar suas operações no segundo semestre de 2010.
Fale Conosco
22