Experiência Sensorial

Museu explora os cinco sentidos em exposição sobre energia

Um rio que corre pelas paredes, uma varanda de cata-ventos e uma sala que simula a vida no escuro fazem parte de uma mostra que aborda, de forma interativa, diversas fontes de energia. A exposição fica de terça (4/11) até 1º de abril de 2009, no Museu da Energia de São Paulo.

Assessoria
29/10/2008 17:48
Visualizações: 332 (0) (0) (0) (0)

Um rio que corre pelas paredes, uma varanda de cata-ventos e uma sala que simula a vida no escuro fazem parte de uma mostra que aborda, de forma interativa, diversas fontes de energia e sua presença no cotidiano das pessoas. A exposição fica de terça (4/11) até 1º de abril de 2009, no Museu da Energia de São Paulo.

 

Conhecer fontes e formas de energia de um modo totalmente interativo, que estimula os sentidos dos visitantes através de sons, cheiros, cores, toques, experiências científicas e poéticas. Essa é a proposta do Museu da Energia de São Paulo na exposição “O Movimento da Energia: uma Experiência Sensorial”, que começa dia 4 de novembro vai até 1º de abril de 2009.

 

A exposição terá oito espaços expositivos: o que é energia, energia eólica, energia nuclear, Tratado de Kyoto, energia solar, energia das águas, instalação de fios e sala das curiosidades. E utilizará de forma inédita para um museu de ciência, música, poesia, ilustrações e desenhos em vinil adesivado do artista Alexandre Orion para permitir uma total interação com o público.

 

A exposição promete desvendar sensorialmente as alternativas energéticas e o impacto no cotidiano das pessoas, enfatizando a necessidade do uso responsável para não agredir o meio-ambiente.  A didática não procura definir ou defender qual o melhor meio de geração de energia e sim mostrar diversos pontos de vista para que o visitante opine. “Sem respostas prontas e conceitos estabelecidos, com muitos estímulos a crítica, o público terá a possibilidade de indagar livremente e levantar hipóteses sobre qual a melhor forma de gerar energia no mundo atual”, aposta a museóloga Mirela Araújo, curadora da exposição.

 

Em um primeiro momento o participante poderá conhecer três experimentos que exemplificam como o movimento pode gerar energia: um looping - que mostra o acúmulo de energia potencial no alto do trilho, o pêndulo de Newton - que mostra a conservação da energia - e o movimento da manivela. Os visitantes ainda poderão vivenciar a total falta de energia na “sala escura”.

 

Para saber mais sobre energia eólica, a varanda do Museu da Energia terá um canteiro de cata-ventos, mostrando a geração deste tipo de fonte energética. Já na área que retrata a energia nuclear haverá alguns elementos do ciclo da energia nuclear em 3D, um átomo em movimento - material básico das reações nucleares-, e um globo de plasma.

 

No espaço que fala do “Tratado de Kyoto”, sacos de lixo, papéis, garrafas e outros elementos vão compor a cena de um ambiente sujo, estimulando as pessoas a repensarem sua postura na busca por um desenvolvimento que não comprometa as futuras gerações. Serão usados recortes de jornal, estatísticas e notícias mais recentes sobre esse acordo mundial, que só poderão ser lidos se o visitante caminhar sobre este “lixo”., acompanhado ainda de “odores desagradáveis”.

 

Na sala “energia solar” o participante poderá degustar, tocar e cheirar diferentes matérias utilizadas como biomassa na produção de energia térmica e terão como exemplos o trem de Lego que se move a partir da energia gerada pelas placas fotovoltaicas e o aquecedor de água ecológico desenvolvido pela Sociedade do Sol.

 

Para falar de energia das águas um jogo de pesca, bóias e aquaplays simulam o movimento das águas. Haverá também uma maquete de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Outro tema relevante é a problemática das fraudes e furtos de energia, comumente chamados de “gatos”, que terá uma sala para fazer alusão às precárias instalações comum nos grandes centros, excesso de fios elétricos e objetos presos a eles.

 

Ao final da exposição, o visitante terá acesso a várias dicas de experimentos energéticos que podem ser feitos em casa ou mesmo na salada das curiosidades, um espaço de produção científica e artística dentro da exposição, onde serão disponibilizados papéis, lápis, massa de modelar, tesouras, cola, fitas, sobras de EVA, fios, lâmpadas, pilhas, baterias, parafusos e outros materiais necessários para construção de seu conhecimento científico e artístico.

 

Sobre o Museu da Energia

 

O Museu da Energia de São Paulo pertence à Fundação Energia e Saneamento, e é um museu histórico-científico que visa aproximar os conceitos históricos, científicos e educacionais ligados à energia com os processos de transformação urbana do Estado de São Paulo e do Brasil. As exposições procuram voltar os olhares para o cotidiano da sociedade e pensar nas melhores soluções para o desenvolvimento das cidades.

 

Serviço

Exposição “Movimento e Energia: uma Experiência Sensorial”
Museu da Energia de São Paulo
VISITAÇÃO GRATUITA
Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos
Data: 04/11/08 a abril/09
De 2ª a 6ª das 10h às 17h
Agendamento em horários especiais aos sábados e à noite para grupos. Tel: 3333-5600, ramal 211
Mais informações: WWW.museudaenergia.org.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22