Transição Energética

MME enfatiza a importância do planejamento para o futuro da transição energética

Diretora da Pasta participou o painel sobre Integração dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Sistema Eólico Brasileiro.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
25/10/2024 10:20
MME enfatiza a importância do planejamento para o futuro da transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 2149

Durante evento de energia eólica realizado em São Paulo, a diretora de Planejamento e Outorgas de Geração de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiany Salgado Faria (foto), afirmou que “é com o planejamento energético que acontecerá a transição energética”. A declaração ocorreu durante o painel sobre Integração dos Sistemas de Armazenamento de Energia no Sistema Eólico Brasileiro.

A representante do Ministério enfatizou que o planejamento deve garantir a segurança e a flexibilidade dos sistemas de energia. Ela afirmou que a transição energética depende desse planejamento, que deve otimizar todos os recursos disponíveis no país. "É nosso desafio otimizar nossos recursos naturais em abundância, garantindo o atendimento apropriado da demanda e preços adequados", destacou a diretora.

Christiany ainda mencionou a declaração do MME no Grupo de Trabalho de Transição Energética do G20 Brasil, realizada no início do mês em Foz do Iguaçu (PR). Ela destacou a necessidade de integrar novas tecnologias e investir em infraestrutura resiliente e flexível para promover o crescimento sustentável e a estabilidade do mercado. Durante a reunião, enfatizou que o planejamento energético e os sistemas de armazenamento são pilares essenciais para a transição energética.

A diretora também abordou a questão do armazenamento, mencionando que o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP) 2024 teve uma consulta pública de 50 dias, com 134 agentes participando e apresentando 141 documentos. O MME compilou cerca de 780 contribuições, sendo o armazenamento o tema mais recorrente, com 122 menções (16%). Destas, 49% sugeriram a criação de um produto exclusivo para armazenamento.

O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência para sistemas de armazenamento em 2025 está com a consulta pública aberta até 28 de outubro. Essa consulta propõe a realização do leilão em junho de 2025.

O painel, moderado por André Themoteo, diretor técnico da ABEEólica, contou com a participação de Renato Guimarães, coordenador de expansão e estudos da ISA CTEEP, e Ricardo Estefano, chefe de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias da WEG.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Escritora Rebeca Kim lança livro com protagonismo PCD em...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Com investimento de R$ 100 milhões, a Fábrica de Fertili...
18/05/26
Saúde e Bem-estar
Luta Antimanicomial destaca importância do acolhimento e...
18/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Comunicação Corporativa
CPFL Energia aumenta o som da segurança em música para f...
14/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Inclusão Profissional
ICOM chega ao RH Summit 2026 com uma missão clara: coloc...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.