América do Sul

Ministros do Uruguai e da Bolívia assinam acordo de venda de gás

BNamericas
29/09/2004 00:00
Visualizações: 430
O ministro de Energia e Minas uruguaio, José Ignacio Villar, assinou no domingo um acordo com seu contra-parte boliviano, Guillermo Torres, para comprar 150 mil m³ por dia de gás através da Argentina, informou a imprensa local.
O acordo considera duas etapas: a primeira envolve a venda de 150 mil m³ por dia de gás para uma planta elétrica uruguaia no curto prazo, enquanto a segunda etapa implica a venda de maiores volumes de gás a partir de 2006, uma vez que o gasoduto proposto para unir Bolívia com o noroeste argentino expanda a capacidade de transporte na região.
As vendas de gás da Bolívia a Uruguai poderiam chegar a 4 milhões de m³ por dia a partir de 2006, disse o vice-ministro de hidrocarbonetos da Bolívia, Freddy Escobar, na semana passada à BNamericas.
A Argentina é o principal provedor do Uruguai hoje em dia, no entanto, suas exportações de energia se viram restringidas este ano já que o país enfrenta uma situação de desabastecimento interno.
O Uruguai necessita urgentemente do gás, dado que as grandes indústrias neste momento têm restringido o uso do gás natural, informou Villar.
"Estamos tendo um certo déficit, se cabe a possibilidade de que se solucione na Argentina este problema, considerar a opção de cubrir a falta desde a Bolívia, nos reunindo com as autoridades argentinas", acrescentou.
Dados os baixos níveis de águas caídas e a restrição das importações de energia elétrica da Argentina, a elétrica estatal uruguaia UTE se viu obrigada a gerar eletricidade em sua planta diesel La Tablada, de 22 OMW, e a importar eletricidade do Brasil.
Gerar sua própria eletricidade a partir de gás natural seria uma opção mais econômica e UTE estaria considerando atualmente ofertas por um contrato chave-na-mão para a construção de uma planta termelétrica de ciclo combinado de 350-400MW que tardaria 26 meses em ser alcançado e que poderia usar gás boliviano.
Além do mais, Villar destacou que a Petrobras está interessada em construir outra planta termelétrica no Uruguai e que esta planta necessitaria que o abastecimento de gás sejam viáveis. "Não posso encarar o projeto se não tenho certeza do abastecimento", concluiu.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.