Prominp

Ministra da Casa Civil lança Plano de Qualificação

O Plano exigirá investimentos de R$ 220 milhões para a qualificação de 70 mil profissionais no setor de petróleo e gás. Serão 580 cursos diferentes, 3.800 turmas, envolvendo 40 entidades de ensino.

Redação
18/11/2005 02:00
Visualizações: 125

A Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, lança nesta sexta-feira (18/11), o Plano de Qualificação Profissional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), no encerramento do 3º  Workshop Nacional do Prominp, realizado pela Petrobras, em Salvador (BA). Confirmaram presença o Diretor de  Serviços da Petrobras, Renato Duque e o diretor geral da ANP, Haroldo Lima.

Segundo informa a Petrobras, o Plano exigirá um investimento da ordem de R$ 220 milhões e visa dotar o país de uma massa crítica de trabalhadores estimada em 70 mil profissionais nos níveis superior, técnico e básico para atender à demanda do setor de petróleo e gás. Serão treinados 64 mil profissionais de nível básico e técnico e 6 mil de nível superior até o final de 2007, prevendo a utilização de uma importante  estrutura de educação profissional do país - escolas técnicas e universidades - em pelo menos 12  estados da Federação, onde serão implantados os projetos de investimentos planejados para o setor.

O lançamento nacional do Plano vai possibilitar que os quantitativos de pessoal requeridos pelos  projetos do setor sejam atendidos por trabalhadores brasileiros qualificados. Assim, o Plano vem complementar a primeira iniciativa do Prominp de realizar no Brasil a maior parte dos empreendimentos, gerando mais emprego e renda para brasileiros.

Estão previstos 580 diferentes cursos e 3.800 turmas, envolvendo mais de 40 entidades de ensino. Assim, o Plano está estruturado de forma a contemplar entidades de diferentes características, com  papéis diversos, abrangendo as várias etapas da cadeia de educação profissional, com a premissa maior de assegurar a homogeneidade e o padrão de qualidade de todo o processo de qualificação.

As inscrições para os cursos programados para o 1º semestre de 2006 estarão abertas a partir da 2ª quinzena de janeiro próximo e poderão ser feitas através do Portal de Qualificação Profissional (www.prominp.com.br ). As provas de seleção deverão ocorrer a partir de fevereiro de 2006 e os cursos terão início em março do mesmo ano.

Os cursos serão gratuitos para cerca de 35 mil alunos, que serão identificados por meio de seleção pública nacional, a cada seis meses. Os demais 35 mil profissionais serão indicados pelas empresas prestadoras de serviços para o setor e terão metade dos valores dos cursos custeados pelo Prominp.

O Prominp - O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural – Prominp foi instituído pelo Governo Federal, através do decreto nº  4.925 de 19 de dezembro de 2003, com o objetivo de maximizar a participação da indústria nacional de bens e serviços, em bases competitivas e sustentáveis, na implantação de projetos de óleo e gás no Brasil e no exterior.

Seu principal desafio é identificar e implementar ações visando capacitar a indústria nacional para atender as demandas de bens e serviços da Petrobras e demais operadoras do setor de petróleo e gás no país. Para isso, o Promimp faz o diagnóstico da matriz demanda e oferta de recursos requeridos para a implantação de projetos das áreas de Exploração & Produção, Transporte Marítimo, Abastecimento, Gás & Energia e Transporte Dutoviário. Essas ações seguem uma política de conteúdo local mínimo e visam tornar a indústria nacional competitiva o suficiente para ser  potencial exportadora de bens e serviços para o mercado internacional de petróleo e gás.

Dentre as ações identificadas, tem destaque a qualificação profissional. Pois a demanda de pessoal requerida pelos empreendimentos planejados para o setor e a disponibilidade atual desses profissionais no mercado indicam  a necessidade de um esforço de formação profissional no país para a preparação dessas pessoas.

O 3º Workshop Nacional do Prominp, que está acontecendo desde a quarta-feira (16/11) no Fiesta  Bahia Hotel, em Salvador (BA), está realizando um balanço das atividades desenvolvidas e dos resultados alcançados durante o ano em curso e elaborar a Carteira de Projetos do Programa para o ano seguinte.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20