<P>Ano bom para o mercado aduaneiro. Segundo o coordenador de gestão portuária da Companhia Docas do Ceará, Mário Jorge Cavalcante, as transações de exportação e importação no Estado foram positivas. Em 2006, cresceram as exportações de sal, produzido no Rio Grande do Norte e despachado ...
O Povo - CEAno bom para o mercado aduaneiro. Segundo o coordenador de gestão portuária da Companhia Docas do Ceará, Mário Jorge Cavalcante, as transações de exportação e importação no Estado foram positivas. Em 2006, cresceram as exportações de sal, produzido no Rio Grande do Norte e despachado no Ceará para Sul e Sudeste do País. Houve, também, destaque para as exportações de uva e manga, produzidas no Estado, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, e em gesso, tecido de algodão, além de vergalhão de ferro, exportado para a África. O destaque no setor de importação foi para resinas sintéticas.
Este ano também completa 50 anos de profissão o despachante aduaneiro Humberto Brasil de Paula, proprietário da HB Assessoria em Comércio Exterior. Um dos pioneiros na atividade no Ceará, ele começou a trabalhar no ano de 1956, com o tio, Lúcio Gurgel, também despachante. Empresas como o Grupo Vicunha, Têxtil Bezerra de Menezes, Petropar Embalagens, Companhia Metalic, Guararapes Confecções e Fiotex Industrial, entre outras. A maioria das empresas permanecem com a parceria.
Segundo Humberto, seu trabalho contribuiu fundamentalmente na instalação de indústrias no distrito de Maracanaú, em meados dos anos 1970. A liberação e importação de maquinários para essas indústrias foram realizadas por meio de nosso escritório. Na época, o material era importado da Alemanha, Estados Unidos e Suíça. A Vicunha Têxtil e a Têxtil Bezerra de Menezes foram as que mais fizeram este tipo de transação, conta.
A HB Assessoria em Comércio Exterior atua em despachos aduaneiros especialmente nas áreas têxtil e de embalagens. Segundo a auxiliar de despachante, Lorena de Paula Bezerra, filha do empresário, que também atua na empresa, a perspectiva atual da empresa é ampliar os despachos a pequenas empresas, especialmente as do ramo de produtos perecíveis.
Fonte: O Povo - CE
Fale Conosco
22