Petróleo

Marina quer usar recursos do pré-sal para cobrir déficit da previdência

A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, disse ontem (26) que os recursos arrecadados com a exploração de petróleo do pré-sal podem ser uma maneira de solucionar o déficit da Previdência Social. Segundo ela, o Brasil compromete uma quantidade muito grande de suas riquez

Agência Brasil
27/07/2010 12:17
Visualizações: 163
A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, disse ontem (26) que os recursos arrecadados com a exploração de petróleo do pré-sal podem ser uma maneira de solucionar o déficit da Previdência Social.
 
Segundo ela, o Brasil compromete uma quantidade muito grande de suas riquezas para cobrir a diferença entre o arrecadado e os benefícios pagos pela previdência. Marina atribuiu, em parte, o descompasso entre a receita e o gasto à alta taxa de informalidade do mercado de trabalho.
 
 
“Temos uma Previdência deficitária, onde já temos 11% do nosso Produto Interno Bruto [PIB] comprometido com a Previdência. Temos cerca de 50% da força de trabalho economicamente ativa na informalidade, o que agrava essa situação.”, afirmou a candidata.
 
 
“Os recursos do pré-sal podem ser uma alternativa para ajudar a sair dessa situação que temos hoje, para um regime de capitalização”, acrescentou Marina. A candidata falou à imprensa após ser sabatinada pelo Portal Terra.
 
 
Marina defendeu ainda uma reforma na Previdência para que o modelo de distribuição de benefícios tenha um custo menor para o país.“Obviamente que isso [capitalização da Previdência] não acontecerá se não tivermos uma reforma da Previdência e buscar, a partir daí, estimular o emprego e combater a informalidade.”
 
 
Entre os pontos que devem ser modificados, a candidata destacou a revisão da idade mínima para requerer aposentadoria. “Temos que repensar a questão da expectativa de vida. Estamos vivendo cada vez mais e estamos ainda com um sistema que considera a mesma expectativa de vida de 20 ou 30 anos atrás.”
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20